TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Serviço Social

Trabalho Universitário: Resenha Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

A pesquisa sobre a trajetória das diversas áreas do conhecimento são de grande importância para pode analisar de que forma a educação está ligada com a história da formação profissional. Para esta semana escolhemos como livro da resenha semanal “Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica”, de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho.

Lançado pela Editora Cortez em 1982, porém alcançando sua 29ª edição revisada em 2009, o livro procura percorrer a história do Serviço Social no Brasil, mostrando de que forma tal área começou a ser pensada e experimentada no Brasil, além de discutir as condições de expansão da formação e trabalho dos profissionais da área.

Um dos pontos mais interessantes do livro corresponde à preocupação dos autores em elaborar um quadro que relaciona o surgimento do serviço social no Brasil com a Educação. Paralelos à formação de professores, na década de 1930, os primeiros cursos de formação de profissionais de Serviço Social eram freqüentados por moças, fato este inclusive ilustrado pela própria capa do livro, que traz uma fotografia datada de 1930 com as treze primeiras Assistentes Sociais formandas pela Escola de Serviço Social da Universidade de São Paulo.Algumas delas, de acordo com alguns comentários ao longo do texto, se dedicaram ao magistério.

O livro é dividido em duas partes. A primeira, intitulada Proposta de Interpretação Histórico-Metodológica, trata de temas teóricos e metodológicos relacionados ao campo do conhecimento de assistência e serviço social. Além de um esboço das questões práticas de tal campo, os autores demonstram uma preocupação gradativa em apresentar ao leitor, acaso leigo no assunto, as principais significados das relações sociais, o ciclo do capital e a intervenção profissional nas relações sociais.

A segunda parte, por sua vez, que tem como título Aspectos da História do Serviço Social no Brasil apresenta detalhadas reflexões sobre o contexto do desenvolvimento de tal área de formação, suas relações com a política e economia e, principalmente, as bases de implantação do Serviço Social. Os primeiros profissionais formados, de acordo com os autores, tinham sua prática muitas vezes confundida com agentes de educação social tendo em vista as necessidades sociais do período analisado pelos autores, ou seja, as décadas de 1930 e 1930.

A conclusão do livro aponta para a diversidade da atuação dos profissionais formados nos primeiros anos dos cursos de Serviço Social no Brasil e a relação desse campo não apenas com o assistencialismo, mas com uma educação social voltada para minimizar os efeitos de um período de mudanças no contexto social brasileiro.

A obra “Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica”, de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho oferece uma interessante leitura histórica para pesquisas relacionadas com as associações de classe, sindicatos, grêmios e escolas populares, principalmente com relação ao panorama do contexto de surgimento dos primeiros cursos para formação dos assistentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com