TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Direito da Criança e Adolescente

Por:   •  1/4/2021  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA (2º BIMESTRE)

Faça uma resenha, com seus comentários ao final, utilizando o texto que se encontra no disco virtual sobre ADOÇÃO TARDIA.

Em 2018 o Diário Catarinense trouxe uma reportagem abordando o tema da adoção tardia, explicitando dados e relatando o sofrimento das crianças em adoção que são devolvidas aos abrigos. A reportagem relata dois grandes problemas: um relacionado a família que espera adotar uma criança, e outro, a criança que espera ser adotada.

Os casais adotantes imaginam um perfil de criança que irá preencher todos os requisitos que esperam, desde apresentar um bom relacionamento, ter boa disciplina escolar e ainda praticar atividades extracurriculares. Mas, não é isso o que acontece. Essa criança já vem com uma história de vida que precisa ser considerada na nova família. Um filho biológico permite aos pais moldar e adaptar a criança à própria rotina e, o problema é que nem sempre a família adotante da chance à criança adotada para que ela se adapte.

A volta da criança de uma adoção é um caos, conforme descreve o texto da reportagem. A criança de um abrigo já tem uma série de dificuldades tanto emocional, quanto de aprendizagem. A devolução pode trazer risco a saúde mental da criança, ela pode desenvolver uma série de transtornos como ansiedade, bipolaridade e depressão.  A psicóloga entrevistada que atende tais crianças lembra que elas são fragilizadas emocionalmente e tem a percepção distorcida do mundo em que vivem e de si próprias. Muitas crianças não conseguem tão facilmente aceitar um carinho por exemplo.

De acordo com a reportagem, não existe um consenso sobre o que faz uma família devolver uma criança. Por isso, diz, a importância de que interessadas em adoção sejam acompanhadas por uma equipe técnica no momento anterior ao cadastro. Nem todas as pessoas têm perfil para adotar. E não existe um momento definido para que laços sejam construídos. Na devolução, as crianças ficam tristes e frustradas e não entendem o que fizeram de errado.

Analisando a reportagem, é fácil perceber que muitas famílias não estão preparadas para receber crianças que já possuem outras características herdadas de sua família genitora, e que, só com o tempo, carinho e amor, é que farão com que esse relacionamento dê certo. Nunca será 100% perfeito, e é necessário paciência e determinação para que possam conviver em harmonia e construir laços familiares. Crianças são sensíveis e indefesas, elas precisam de atenção, e não deveriam ser devolvidas como quem compra algo em uma loja e devolve porque não gostou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com