TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiração Celular

Exames: Respiração Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

RESPIRAÇÃO CELULAR

Mitocôndrias

São pequenos órgãos celulares que têm a forma de grãos ou bastonetes. Sua quantidade vai depender da célula que está sendo verificada. A mitocôndria é uma estrutura que é limitada por duas membranas parecidas com a membrana plasmática. A membrana situada na parte interna possui dobras que levam o nome de cristais mitocondriais. Entre os cristais, é encontrada uma solução que é chamada de matriz mitocondrial.

Os cristais mitocondriais possuem a capacidade de elevar o número de enzimas, mas sem alterar o tamanho da mitocôndria. Na matriz mitocondrial, pode-se encontrar também DNA, RNA e ribossomos. Para que se possa retirar energia das ligações químicas de uma substância, é necessário que as moléculas com oxigênio reajam. Esse processo recebe o nome de combustão. Há uma distinção entre combustão e respiração, pois a combustão libera muita energia em um pequeno espaço de tempo. Já na respiração, a liberação de energia ocorre de forma gradual.

Respiração Aeróbia

Síntese de ATP

A energia obtida pela respiração é utilizada posteriormente e cada parte dessa energia que é liberada, é utilizada pela molécula de adenosina trifosfato (ATP). Ou seja, um número grande de energia, que se encontra na molécula de glicose, transforma-se em quantidades menores de energia, que se encontram nas moléculas de ATP. Essas, por sua vez, ficam na célula e vão sendo utilizadas durante o metabolismo de forma a se espalhar por toda a célula.

A síntese ocorre com uma molécula de adenosina difosfato com mais um radical fosfato que está na célula. Com a energia que é liberada pela respiração, o fosfato se une ao ADP e forma o ATP e um fosfato cheio de energia. Quando há a necessidade de energia para a realização de um trabalho, o ATP entrega esse fosfato e se transforma em ADP. Quando a respiração libera energia novamente, ele transforma-se novamente em ATP. O processo de ligar o fosfato com pouca energia ao ADP recebe o nome de fosforilação.

Etapas da Respiração Aeróbia

Glicólise

Esse processo acontece no hialoplasma e se trata da quebra da glicose (C6H12O6) em duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3). Quando ocorre o processo, uma parte da energia gerada pela glicose é liberada em quatro partes que produzem quatro moléculas de ATP. Como são utilizadas duas moléculas de ATP para que a glicose seja ativada, ao fim do processo sobram apenas duas. Ocorre também a desidrogenação e são formadas duas moléculas de NAD.2H.

Ciclo de Krebs

Esse ciclo acontece na matriz da mitocôndria onde duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3) que são produzidas na glicólise, serão desidrogenadas e descarboxiladas. Enquanto a primeira é feita pelas desidrogenases, as descarboxilações são tiradas de moléculas de gás carbônico do ácido pirúvico e depois são catalisadas pelas descarboxilases. Desse processo, sai uma molécula de NAD.2H e uma de CO2. Essa cadeia que possui dois átomos de carbono, pertencente ao grupo acetila.

No ciclo, o grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com