TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Civil

Ensaios: Responsabilidade Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Ciências Sociais / DIREITO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO RESPONSABILIDADE CIVIL

Trabalho Escolar: DIREITO RESPONSABILIDADE CIVIL

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: CHRIS888 23 setembro 2013

Tags:

Palavras: 655 | Páginas: 3

Visualizações: 133

Imprimir Trabalho DIREITO RESPONSABILIDADE CIVIL

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

DIFERENCIAR a responsabilidade civil pelo fato de terceiro da responsabilidade civil pelo fato de outrem. DEMONSTRAR a responsabilidade direta e a responsabilidade indireta. ANALISAR que a responsabilidade civil pelo fato outrem no Código Civil de 2002 é objetiva. SABER que o patrimonio do incapaz pode ser atingido de forma subsidiária.

1. Responsabilidade civil direta e indireta 2. Diferença entre a responsabilidade civil pelo fato de outrem e responsabilidade civil pelo fato de terceiro 3. Responsabilidade dos pais pelos atos dos filhos menores. 4. Responsabilidade dos tutores e curadores 5. Responsabilidade do incapaz 5.1. Novidade no Código Civil de 2002 5.2. Responsabilidade solidária ou subsidiária? 6. Responsabilidade do empregador ou comitente.

Paulo, 16 anos, dirigindo o carro do pai, atropela e fere B gravemente. A vítima, completamente embriagada, atravessou a rua inesperadamente, sendo certo que Paulo dirigia em velocidade normal. Pretende a vítima ser indenizada por danos materiais e morais, pelo que propõe ação contra Carlos, pai de Antonio. Procede o pedido? Como advogado de Carlos o que você alegaria?

PAULO COMETE IRREGULARIDADE ADMINISTRATIVA – DIREÇÃO SEM DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO. Responsabilidade do pai por atos dos filhos menores (dos incapazes, dos tutores e curadores); Observamos, anteriormente, que a regra em sede de responsabilidade civil é que cada um responda por seus próprios atos (responsabilidade direta ou por fato próprio).

Contudo, excepcionalmente, é possível que uma pessoa responda por ato de outra, ou seja, por ato de uma terceira pessoa causadora do dano (responsabilidade indireta ou por fato de outrem).

Na realidade, nesta espécie de responsabilidade há duas pessoas: o causador direto do dano e o indireto. Em regra, aquele responde com culpa (art.928) e este tem responsabilidade objetiva (art.933, CC).

Para que a responsabilidade indireta se configure é necessário que exista uma ligação entre os sujeitos direto e ind

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

ireto, vale dizer, algum vínculo jurídico que ligue o sujeito indireto ao autor do ato ilícito, como por exemplo, um dever de guarda, vigilância ou custódia.

Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com