TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Civil

Trabalho Escolar: Responsabilidade Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

A base fundamental da responsabilidade civil está em que o homem responde pelos danos que causa. Sem dúvida, representou um grande passo na evolução da responsabilidade civil o reconhecimento da responsabilidade de alguém pelo fato de outrem.

Um carro de um empresário individual, ostensivamente identificado com a logomarca oficial da empresa, foi emprestado no fim de semana a um empregado, para uso fora do horário de expediente. Ao utilizar o veículo, o empregado se envolveu em um acidente, causando a morte do motorista de um outro automóvel. Segundo alega o empregado, o acidente decorreu da presença de um animal na pista.

Com efeito, determinar o conceito de “guardião” é um dos cruciais pontos para a responsabilidade pelo fato da coisa, mas paradoxalmente, é sobre este que a jurisprudência e a doutrina tanto hesitam.

Nos casos de invasão de rodovias por animais, gerando graves acidentes e causando danos a veículos e pessoas, quando não for possível identificar o dono ou detentor do animal, a jurisprudência vem admitindo que o administrador ou concessionário da rodovia também responda pelos referidos danos, pois é seu o dever de vigilância do leito carroçável, assegurando-lhe, porém, ação regressiva contra o dono do ser irracional, após identificá-lo. Sobre o tema, decisão do Areópago Paulista:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com