TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Monografias: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O trabalho ora desenvolvido se refere a responsabilidade socioambiental e outras questões correlatas. Abordaremos do que se trata essa matéria to importante nos dias atuais, analisaremos o contexto atual desse tema em nossa sociedade.

Abordaremos alguns pontos específicos propostos pela atividade, bem como os combustíveis fósseis, sua utilização, o porquê de sua utilização. Qual a correlação entre administração e a atuação em responsabilidade socioambiental.

Para finalizar abordaremos na pratica quais empresas estão de fato se preocupando com isso e exporemos algumas incoerências apresentadas na questão.

Desenvolvimento

Os textos apresentados pela atividade são muito interessantes e demonstram os dois lados bem diversos de um assunto que realmente é muito comentado e muito interessa as empresas nos dias atuais. Responsabilidade Ambiental ou Socioambiental.

Responsabilidade socioambiental nada mais é do que a empresa demonstrar em atitudes práticas que ela não esta apenas interessada em explorar determinada região, sugando seus recursos naturais, obtendo lucros cada vez maiores sem se preocupar com o contexto social e natural a seu redor.

Responsabilidade socioambiental é quando há um interesse em cuidar da região onde está implantada determinada empresa. Se preocupar tanto com o lado social dos moradores da região quanto com o lado ambiental do ecossistema local.

Os textos citados são muito legais justamente por mostrar uma contradição muito grande. Ao mesmo passo que a Petrobras se declara e investe muitos recursos em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, quando houve de fato um desastre ambiental causado por ela, ela se mostra nada interessada em resolver a situação dos populares locais, que foram diretamente atingidos pelo desastre, tendo inclusive seu sustento comprometido.

No mundo atual, sofremos com muitos problemas ambientais que poderiam ser evitados se a população e as empresas tivessem um pensamento mais responsável socioambientalmente.

Entre os principais problemas podemos citar a grande quantidade de lixo gerada sem que se haja reciclagem desse lixo; aquecimento global, resultante da grande emissão de CO2 na atmosfera; desmatamento e extinção de ecossistemas inteiros, o que altera consideravelmente o quadro ecológico de vastas regiões; diminuição dos recursos hídricos seja por desperdício de água, ou por não manutenção dos mananciais, poluição de leitos, contaminação das águas, etc.

Os problemas socioambientais podem influenciar diretamente no funcionamento de uma empresa. Por exemplo, no que se refere ao meio ambiente. As empresas que dependam de recursos naturais, de recursos hídricos para seu funcionamento ficam seriamente prejudicada se houver escassez desses recursos. Elas precisam que haja sempre um cuidado com tais recursos para que eles se renovem de forma natural, limpa. Outro ponto importante são as emissões de poluentes. Uma empresa que polui a região onde esta implantada só perde com isso em todos os sentidos. A começar pelo ambiente que fica impróprio.

Outro aspecto, mais social dessa vez, é que empresas que cuidam de seus funcionários, demonstram atenção por suas famílias, oferecem boas condições de trabalho e zelo pela região onde funcionam, gozam de muito mais respeito e carinho da população e isso é muito importante para a empresa, sobretudo no quesito marketing.

Alem disso tudo que falamos acima, há uma questão ética que deveria nortear o senso comum de responsabilidade socioambiental. Parece natural que as vantagens que tal atitude proporciona sejam obvias e que as pessoas caminhem nessa direção naturalmente. Ocorre que o senso ético não é o principal escutado quando se trata de administração empresarial. Parece que as coisas vêm mudando, mas num ritmo moderado. Portanto afirmar que responsabilidade socioambiental é, sobretudo, uma questão ética é até bonito, mas pouco prático, posto que se for analisar e apresentar a matéria dessa forma, o resultado seria desastroso.

Seguindo o roteiro proposto pela atividade para nortear o presente trabalho. Passo agora a tratar dos combustíveis fósseis. São enquadrados como combustível fóssil ou mineral, o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

A sociedade passou a consumir os combustíveis fósseis de maneira extensiva, sobretudo, a partir da revolução industrial. Ele passou a ser utilizado em larga escala no período e foi um dos grandes responsáveis pelo acontecimento. De lá para cá seu consumo vem crescendo freneticamente a cada ano e é cada vez maior a dependência da sociedade para com esses combustíveis.

Essa dependência que citei acima é comprovada pelos dados das empresas do ramo. Tal é a produção de petróleo e tal é o consumo que várias empresas petrolíferas figuram entre as companhias mais ricas do mundo. Temos como exemplo a Exxon Móbil; Shell Group; BP; Chevron: Connoco Phillips. Todas essas empresas são freqüentemente listadas, por empresas especializadas, como entre as 10 mais ricas companhias do mundo.

Outro fator que demonstra que a dependência de nossa sociedade para com o petróleo não vem de agora foi a Crise do Petróleo. A Crise do Petróleo ocorreu quando os principais países produtores de petróleo do mundo resolveram se unir, na década de 60, para aumentar suas receitas. Com isso foi criada a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo, formada por Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela.

Essa crise teve varias fases distintas, marcadas inclusive por varias guerras. Mas o principal ponto que devo levantar foi quando eles dificultaram a exportação para os países ocidentais, principais consumidores. Com uma baixa oferta e a demanda lá em cima, em poucos meses o valor do barril ultrapassou uma valorização de 400%, o que gerou uma enorme recessão nos estados Unidos e Europa.

O grande problema é que é muito difícil alterar uma situação que se mantém por tantos e tantos anos. Cada vez mais são apresentadas propostas para energias limpas, elas vêm se barateando consideravelmente, mas poucos esforços veem dos países na direção de adotá-las, com algumas raras exceções.

O que se vê é uma falta de interesse em mudar a situação. Desacelerar o consumo de combustíveis fósseis e aumentar o investimento em energia limpa é um risco econômico que nenhum gestor publico pretende tomar. Tanto se fala em aquecimento global e seus riscos, mas quando os governantes se reúnem para assinar o protocolo de Kyoto, por exemplo, pouco se comprometem.

É claro que a legislação ambiental tem importante e valioso papel no controle dessa situação, mas o que falta é fiscalização, outro ponto, países menos desenvolvidos são mais relapsos quanto a isso. As atitudes tomadas por um pais interferem ambientalmente no mundo inteiro. Dai vem a necessidade urgente de se haver uma coalizão global no sentido de incentivar e investir em soluções limpas de produção de energia.

Mais uma vez podemos citar a Petrobras como exemplo dessa incoerência. Há uma preocupação divulgada e na pratica a atitude é outra. Nos textos apresentados a BR se vende como uma grande preocupada com as questões ambientais e sociais. Diz que responsabilidade socioambiental é fundamental e levado muito a serio pela sua empresa. Mas na hora que ocorre um problema real a atitude dela é lavar as mãos. Mesmo apos a condenação por parte da justiça, de pagar uma indenização baixa para os afetados, ela ainda recorre. Tentando se esquivar de sua responsabilidade de direito.

Não seria mais coerente se a BR cumprisse suas obrigações, se desculpasse pelo erro e pelo ocorrido, trabalhasse com transparência, indenizasse os prejudicados e tentasse reparar o erro? Isso seria uma demonstração de responsabilidade por parte da companhia. Não o que fizeram.

É muito importante para a imagem de uma companhia que ela seja seria, correta, transparente, que seus valores, visão e missão sejam totalmente coerentes com o que elas praticam. O discurso vazio acaba sempre como um tiro no pé da companhia. A responsabilidade socioambiental é uma grande ferramenta para uma empresa, inclusive no quesito marketing, mas ela precisa trabalhar nisso de forma correta e não apenas dizendo que faz.

Esse conceito muito tem a ver com a teoria humanística da administração e, sobretudo, com a teoria do Desenvolvimento Organizacional, onde se leva em conta o contexto do funcionário, o meio em que se inserem os recursos utilizados e não apenas o foco em resultados.

Como exemplo temos a Petrobrás, exatamente nos moldes como eles citam nos textos referencia do trabalho; a Vale é outra empresa que sempre cuida dos recursos hídricos, que tenta reparar os danos causados ao meio ambiente por suas atividades; o Banco Santander é outra empresa que também investe muito em sustentabilidade exclusive promovendo uma ampla campanha de marketing sobre o tema.

Conclusão

Com tudo que foi exposto, fica fácil perceber a importância de se investir em responsabilidade socioambiental, não apenas para o resultado da empresa, que pode sim se beneficiar muito com essa pratica, mas para o bem de toda a coletividade e de nosso planeta.

O tema ainda é muito recente no Brasil e ainda precisa de muita a ser discutido sobre ele, mas estamos num caminho positivo e acredito que a tendência seja cada vez mais os gestores apliquem nessa nova visão de gestão.

Também seria fundamental que a sociedade cobrasse das empresas praticas mais limpas e sustentáveis, esse seria o caminho mais rápido para encontrarmos um mundo menos poluído, mais rico naturalmente e muito mais justo.

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »