TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Dissertações: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  4.366 Palavras (18 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 18

Notas: 1

(Adaptada de ENEM 2005)

Há quatro séculos, alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.

Com base nos fatos relatados, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico na Ilha da Trindade.

b. O ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado devido à introdução de espécies exóticas à ilha, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos, o que gerou impactos negativos ao ecossistema original.

c. O desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os ovos de tartarugas e cabritos pequenos.

d. Após um período de adaptação, a tendência do ecossistema é o equilíbrio entre as condições originais e os elementos biótico ou abiótico que foram introduzidos.

e. A principal alteração do ecossistema foi a presença dos humanos, pois animais nunca desequilibram o ecossistema.

Notas: 1

A respeito dos fatores críticos para a sustentabilidade, é INCORRETO o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. As necessidades dos consumidores de baixa renda e das camadas sociais menos favorecidas devem ser repensadas pelas indústrias quanto ao desenvolvimento sustentável.

b. O consumo na sociedade industrial provoca impactos financeiros não somente aos consumidores, mas também gera impactos econômicos devido às tecnologias que representam altos custos.

c. Quando um caminhão carregado de combustível provoca um acidente, derramando o produto, que infiltra no solo, estamos diante de um exemplo de degradação ambiental.

d. A distribuição de renda deve ser sempre realizada de forma desigual, uma vez que o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades também é desigual entre os trabalhadores.

e. Muitas vezes o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, sendo que este último depende do consumo crescente de energia, podendo levar ao. esgotamento dos recursos naturais.

Leia o trecho: Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É correto afirmar que a frase inicial do texto pode ser interpretada como:

Escolher uma resposta.

a. a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

b. a necessidade de maiores investimentos em tecnologia verde na indústria de eletrônicos

c. a criação de um equipamento eletrônico com estrutura de vidro que evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

d. a união das empresas Motorola e RITI Coffee Printer para criar um novo celular com fibra de bambu.

e. o compromisso firmado entre a empresa Apple e consultoria Gartner Group para criar celulares sem o uso de carbono.

O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo.

Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construções sustentávies, sejam residenciais, comerciais e industriais

b. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável.

c. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.

d. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente.

e. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

Acerca da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta:

I) Sustentabilidade é a característica de um sistema que o permite existir por tempo indeterminado.

II) O evento Rio+10 identificou pouco empenho dos países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com