TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Ensaios: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Esta tarefa você realiza individualmente.

Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverá entregá-la ao seu professor-orientador na unidade de ensino. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-orientador na sua unidade.

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

A atividade de autodesenvolvimento da aula-tema 03 deverá ser elaborada a partir da leitura e compreensão do artigo científico intitulado Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em 2012, na revista científica Estudos Avançados. Nesse artigo, o sociólogo Dr. Elimar Pinheiro do Nascimento analisa e discute as dimensões da sustentabilidade, a partir do estudo sobre as origens e o contexto das ideias iniciais do conceito de desenvolvimento sustentável.

ATIVIDADE

Elabore uma análise que explicite o que o autor defende, critica e argumenta no artigo indicado para leitura no Passo 1, e seguindo os passos propostos no Passo 3.

Passo 1: Leia e compreenda as ideias contidas no artigo:

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estud. av. [online]. 2012, vol.26, n.74, pp. 51-64. ISSN 0103-4014. Disponível: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-ERFhhVnpaV0xmSmM. Acesso em: 18 dez. 2012.

Durante a leitura, selecione os pontos que você considerou importantes.

Passo 2: Elabore, com suas próprias palavras, as respostas às quatro questões a seguir.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Para a elaboração dessa Atividade, utilize as normas ABNT (Fonte Arial 12, espaçamento 1,5).

As normas ABNT para o formato de artigos monográficos estão disponíveis em:

<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso em: 19 ago. 2012.

As normas ABNT para referências bibliográficas estão em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/index/citacao. Acesso em: 22 nov. 2012.

Passo 3: Poste a atividade para avaliação do tutor.

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas em sala de aula.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às etapas em cada aula-tema e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao professor-orientador.

IMPORTANTE: Essa atividade – que é de elaboração coletiva – deverá ser entregue ao professor-orientador de sua unidade de ensino, que agendará as datas de entrega. Fique atento!

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Importante: Na aula-tema 03 esta atividade deverá ser entregue ao seu professor-orientador na unidade de ensino e será avaliada para compor a nota do 1º bimestre Não perca o prazo de entrega estipulado em calendário.

TAREFA 03

Esta atividade ajudará você a compreender os significados de objetivos de um projeto, a fim de que possa dar continuidade à elaboração do seu projeto de sustentabilidade.

Passo 01: Considere os seguintes itens do projeto de sustentabilidade que você e seu grupo estão elaborando: objetivo geral, objetivos específicos e público-alvo. O objetivo geral deve responder à seguinte pergunta: “o que se pretende fazer?” Os objetivos específicos referem-se às atividades que vão ser realizadas para se alcançar o objetivo geral; os objetivos específicos também são chamados de resultados esperados. Deve-se lembrar que os objetivos são sempre redigidos com verbos no infinitivo que indicam ação. Público-alvo são as pessoas que serão beneficiadas com o projeto de sustentabilidade.

Passo 02: Leia o texto sobre o Comitê para Democratização da Informática, selecionado por Cecília Barroso, para a seção Minha Notícia, do site IG, no dia 26 de julho de 2010, intitulado ONG promove projeto de sustentabilidade em comunidades carentes do Rio de Janeiro, disponível em:

http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Cidadania/2010/07/26/ong+promove+projeto+de+sustentabilidade+em+comunidades+carentes+do+rio+de

+janeiro+9544793.html. Acesso em: 20 mar. 2011.

O CDI - Comitê para Democratização da Informática, em parceria com as comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, acaba de lançar um projeto de sustentabilidade pós-implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) naquela região. O objetivo é desenvolver uma ação mobilizadora, capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Os protagonistas são os líderes e moradores das comunidades, que vem debatendo iniciativas e atividades que levem à construção de um ambiente futuro idealizado pelo grupo. O evento de lançamento público do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com