TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Exames: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

Questões para prova final

Disciplina Responsabilidade social

1.A frase de AmitaiEtzioni – “Nascemos, vivemos e morremos em organizações”- tornou-seclássica entre os estudiosos da Administração” Comente esta frase.

A frase de AmitaiEtzioni “nascemos, vivemos e morremos em organizações”, tornou-se clássica entre os estudiosos da Administração; elas nos lembra que o mundo atual, por nós criado, é inteiramente organizacional, povoado por micros, pequenas, médias e grandes organizações. Podemos definir a organização, independentemente de seu tamanho, como uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar uma ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia.

2. Defina organização. Quais as suas características principais. Cite exemplos de organizações.

É uma entidade social, dirigida por metas, projeta como sistema de atividades deliberadamente estruturado e está interligada ao ambiente externo.

Existe quando as pessoas interagem para realizar funções essenciais que auxiliem a alcançar metas.

Características principais:

• 1. Divisão do Trabalho;

• 2. Especialização;

• 3. Hierarquia;

• 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;

• 5. Racionalismo.

Exemplos de organizações:

Família, Igreja, Escolas, Universidades, Hospitais, ONGs....

3. Toda empresa é uma organização, mas nem toda organização é uma empresa. Explique.

Organização é toda junção de pessoas que interagem e buscam cumprir um objetivo usando os recursos disponíveis.

Empresa é o mesmo que organização, porém tem o lucro com objetivo final.

Toda empresa visa lucro, mas as organizações não. Assim, toda empresa é organização, mas nem toda organização é empresa.

4. “As organizações existem para servir seus stakeholders”. Explique esta frase. Quem são os principais stakeholders de uma organização.

Os stakeholders são os interessados (mídia, publicidades, área de marketing, fornecedores, meio ambiente, serviços ou processos terceirizados, concorrentes, acionistas, clientes, comunidade.

5. A nossa sociedade está organizada juridicamente em três setores conforme o estabelecido na Constituição Federativa Brasileira. Quais são os três setores da sociedade e quais organizações eles abrangem?

Nossa sociedade está organizada juridicamente em três setores conforme o estabelecido na Constituição Federativa Brasileira. O Primeiro Setor (Público) abrange as instituições públicas das três esferas governamentais, quais sejam, Municipal, Estadual e Federal. O Segundo Setor (Privado) inclui as empresas em geral, nos segmentos: Indústria, Comércio e Serviços. O Terceiro Setor está inserido no setor social, que é composto por instituições organizadas pela sociedade civil na busca de seus direitos ou de suas necessidades.

6. Defina ONGs? Qual a finalidade das Organizações pertencentes ao Terceiro Setor?

ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

7. Defina Responsabilidade Social Corporativa.

É o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo. Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.

8. Relacione RSC e sustentabilidade.

Sustentabilidade Corporativa consiste em assegurar o sucesso do negócio em longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Instituto Ethos (2001)

9. O que é o Instituto Ethos? Como o Instituto Ethos contribui para RSC das empresas?

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

10. Cite algumas ações das empresas relacionadas à sustentabilidade.

 elaboração do Balanço Social;

 gestão de resíduos gerados nas atividades internas como a coleta seletiva dos resíduos gerados;

 consumo consciente de energia, água e materiais de expediente(papel, copos descartáveis etc);

 campanhas do agasalho e de brinquedos;

 doação de resíduos recicláveis(papel, copos descartáveis e garrafinha de água mineral), aumentando o ciclo de vida desses produtos.

11. Relacione ética e RSC.

A responsabilidade social corporativa passa a ser considerada um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas (stakeholdwers).

Assim, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas-sociedade.

12. O que significa ética? A ética muda com o passar do tempo? Os valores éticos são os mesmos para todas as sociedades? Justifique a sua resposta.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com