TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE)?

É o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico e simultâneo a qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo, expressando uma postura ética comprometida a resgatar a cidadania, assumindo uma posição de co-responsabilidade, na busca do bem-estar público, em articulação com as políticas sociais (institutos, fundações, organizações, universidades, comunidade etc.) , ou seja , uma forma filosófica de gestão das empresas.

Que fatores provocam ganho de importância no conceito de RSE a partir da década de 80?

Os fatores que influenciaram  no ganho de importância no conceito de RSE a partir da década de 80 foram:

 
a) a reorganização do capital, que muda o cenário econômico, tendo como pilar a competitividade mundial, regional e local, exigindo um perfil para a indústria e os  trabalhadores;

b) aumento das condições de pobreza e da degradação ambiental, que culminou com os movimentos impactantes da ECO (desenvolvimento sustentável).

c) A campanha contra a fome realizada por Betinho;

d) o fortalecimento dos movimentos sociais;

e) as profundas transformações do mundo contemporâneo, provocando a incerteza e a instabilidade como fatores ameaçadores à sobrevivência das organizações empresariais, ao mesmo tempo em que fortalece a valorização do conhecimento e do progresso;

f) a insuficiência do papel do Estado, implicando nas graves críticas às políticas públicas, marcadas pelo assistencialismo, insuficiências dos recursos e a privatização dos serviços sociais;

g) o crescimento da violência urbana, dentre outros.

Quais as características da RSE?

As principais características da RSE são:

É plural: Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

É distributiva: A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

É sustentável. Responsabilidade Social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

É transparente. A globalização traz consigo demandas por transparência. Não bastam apenas os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos preveem que relatórios socioambientais serão compulsórios num futuro próximo.

ISO 26000

Trata-se de uma norma de diretrizes com todos os requisitos para se transformar em um dos principais guias para as organizações no que tange as práticas de gestão social e ambientalmente responsável e surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. E suas principais características são: Responsabilidade, Transparência, Comportamento Ético, Consideração pelas partes interessadas, Legalidade, Normas Internacionais e Direitos Humanos; Abrangendo as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. Sendo aplicadas as ações de cada área citada em suas gestões.

RSE (sustentabilidade) vs VALOR MERCADO ?

RSE (Sustentabilidade) é uma empresa que gera lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos stakeholders que são os funcionários, os clientes, o meio ambiente, a comunidade, entre outras, exigindo-se da mesma mudança de cultura, mudança na política empresarial, implantação de novos conceitos, os quais exigem tempo, paciência, inovação e o trabalho integrado com as partes interessadas, ou seja, exige total mudança de mentalidade na gestão empresarial. Com isso a empresa ganha em imagem, em vendas, pelo fortalecimento e fidelidade à marca e ao produto e valoriza – se na sociedade e no mercado perante a concorrência de oferta e procura com o intuito de maximizar o valor de mercado na presente data, mas não deixando de olhar no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com