TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Nas Organizações

Dissertações: Responsabilidade Social Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O tema "A Empresa e a Responsabilidade Social" proposto na palestra dada por Renaldo Calderini, Vice Presidente da Empresa Goodyer na América Latina, despertou meu interesse. Mesmo sendo de setembro de 2008, continua sendo um assunto atual e muito complexo, já que envolve pessoas e a mudança de paradigmas. O primeiro obstáculo a ser transposto é o próprio "assistencialismo" que está impregnado em nossa sociedade, é a atitude de "dar o pão" sem ensinar o ser humano a consegui-lo de forma digna com seu próprio trabalho, gerando a dependência permanente.

Segundo o Sr. Calderini, essa mudança de pensamento o levou a alavancar o ambicioso projeto de Responsabilidade Social em sua Empresa.

A Responsabilidade Social (RS) na Empresa envolve em primeiro lugar o respeito. Respeito ao público interno e externo, além do meio ambiente em geral. Como público entende-se os próprios funcionários e suas famílias, os clientes e fornecedores, além da comunidade em torno, que direta ou indiretamente colabora e ao mesmo tempo depende do crescimento da empresa. O foco principal da RS é o resgaste e a valorização da dignidade do ser humano. Como consequência de todas as atividades e projetos desenvolvidos, mesmo que não sendo a proposta inicial, ocorre também a valorização da Empresa, da Marca, a fidelização dos clientes, permanência dos funcionários nos postos de trabalho, etc.

Apesar dos aparentes benefícios do projeto, são muitas as dificuldades a se enfrentar; faz-se necessário através de muitas atividades educativas, palestras e outros programas, gerar o despertar e o envolvimento dos funcionários e da própria comunidades para essas atitudes de valorização e preservação. Ainda segundo o Sr. Calderini: "não se muda a cultura de uma sociedade em dez anos, por vezes pode levar décadas".

Em sua Empresa - Goodyer, é promovido o envolvimento dos funcionários em áreas diferentes da sua atuação, é fomentado o desejo de voluntariado nos projetos sociais internos e externos, inclusive com o apoio financeiro, desde que estes se mostrem auto-sustentáveis e favoreçam a inclusão do ser humano na sociedade. Existe também a preocupação com o meio ambiente em geral e sua preservação, através de projetos de reflorestamento, reciclagem e reaproveitamento dos materiais, tratamento integral do esgoto produzido nas fábricas e da água usada nos processos de produção.

Transpondo os primeiros obstáculos e paradigmas, a aceitabilidade e envolvimento no programa pela comunidade mostrou-se tão interessante que até aquele momento, já havia outras empresas unindo forças e experiências, formando Comitês e Grupos de Apoio aos mais diversos programas sociais de suas regiões de atuação.

Outra preocupação da RS, não menos importante, é exigir e dar treinamento para que todos os fornecedores também implementem em suas empresas a Responsabilidade Social, causando um impacto positivo e vicioso de que ganhar dinheiro é importante, mas com dignidade.

Ficou bem claro pra mim que a Responsabilidade Social é primordial pra quem ambiciona fortalecer sua marca e perdurar sua Empresa durante décadas, pra quem almeja desenvolver-se junto com a sociedade e não às custas dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com