TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Socioambiental

Ensaios: Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  4.384 Palavras (18 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

O trabalho trata da importância da conscientização empresarial do contexto ambiental tendo como tema Responsabilidade Socioambiental e Empresarial.

Analisa-se o meio ambiente como instrumento de recuperação social, política, econômica e ambiental, através da ética, tendo a empresa uma função socioambiental.

O desenvolvimento e o consumo sustentáveis como ordem constitucional a todos os cidadãos e a empresa inserida na sociedade não se exime a essa responsabilidade. A necessidade de fortalecer as políticas socioambientais em contexto de retomada de crescimento apresenta a economia Brasileira, requer certas exigências para que os instrumentos da política econômica e do desenvolvimento incorporem a ideia e as atitudes de bem desenvolver, com o pensamento focado no homem inserido numa cadeia natural de interdependência.

2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O conceito de Responsabilidade socioambiental, segundo o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, é um compromisso permanente por parte dos empresários na adoção de uma postura e ações de mercado éticas, que contribuam para o desenvolvimento econômico de forma consoante com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.

A Responsabilidade socioambiental pode ser adotada por empresas públicas e privadas no objetivo de conciliar inclusão social e conservação do meio ambiente. É uma ação que vem sendo planejada e implementada com maios ênfase desde os anos 90, apesar do remoto histórico do pensamento ecológico e lutas ambientalistas no mundo.

Produzir e distribuir seus produtos de forma global é uma das missões da Responsabilidade socioambiental, o que aumenta a conscientização de todos os envolvidos na empresa e sua responsabilidade perante a sociedade no uso comum do meio ambiente. Busca conscientizar e propor maneiras de produzir sem geram danos e riscos ao meio ambiente e à estratégia de mercado da empresa. É uma forma de a empresa responder a cobrança de seus consumidores/sociedade por produtos feitos de forma sustentável. Exige que a empresa revise seu modo de produção e padrões de consumo. Dentre as principais ações lida com projetos de reciclagem, saneamento (incluindo o tratamento do esgoto industrial), reflorestamento, educação ambiental e coleta de lixo.

O conceito de Responsabilidade socioambiental deu seus primeiros passos na Constituição de Weimar, que tratava da Função Social da Propriedade. Em 1972, a ONU gerou a resolução 1721 do Conselho Econômico e Social, e no ano seguinte, o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Documento que serviram para ampliar os debates, projetos e inclusão de medidas sustentáveis nas empresas.

3 PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE

Atualmente se fala muito em preservação ambiental. Essa preocupação com a preservação já se encontra nas escolas, nos meios de comunicação e até mesmo nas indústrias coo, por exemplo, a Petrobras. E apesar de todo esse embate, o ambiente ainda sofre muito por causa do ser humano, os efeitos dessas ações humanas já são sentidos diariamente. Inundações, secas, catástrofes naturais, falta de alimento e de combustível são apenas algumas das consequências que já começam a ser sentidas – e a previsão de cientistas e pesquisadores é que este cenário piore. Então, falaremos de quatro problemas ambientais sofridos na atualidade, como por exemplo, o aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, e o consumo.

3.1 AQUECIMENTOS GLABAL

Atualmente temos a estação do verão cada vez mais intenso; ou os seres humanos morrem por causa da temperatura do ambiente, o gelo polar ártico derretendo, secas, e inundações. Isso é o aquecimento global. Esse fenômeno chamado aquecimento global é ocasionado pela absorção do calor acima dos níveis considerados normais para atmosfera, e sem a dissipação adequada. Segundo Bueno (2008), “Esse fenômeno acontece por causa de uma elevação nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera que aumentam por causa da queima de combustível fóssil...” E também gera uma progressão na emissão de gases e outros produtos químicos de produção estritamente humana.

3.2 DESMATAMENTO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

A exploração do meio ambiente está causando uma diminuição súbita das forças da natureza. Matas completas estão sendo desmatadas por motivos comerciais, ou incendiadas para ceder lugar ao pasto de gado, ou simplesmente para expansão de cidades. O desmatamento das florestas brasileiras, em especial da Amazônia, é motivo de preocupação entre os ambientalistas mundiais, não só pela área envolvida como pela biodiversidade local. Entretanto, é na Mata Atlântica que a devastação demonstrou sua maior eficiência, pois dos 1,1 milhão de km2 que percorriam o litoral brasileiro de norte a sul, restam hoje apenas 7%. (Szpilman, 1998).

Fora a situação da flora tem a fauna que também sofre através da caça predatória, do tráfico ilegal de animais, ou até mesmo pela destruição do habitat natural, muitas espécies até já desapareceram. Langanke (2003) afirma que

a degradação de ambientes, seja por ocupação inescrupulosa, desmatamento ou poluição, afeta diretamente um grande número de espécies, e indiretamente, outro grande número. Por exemplo, imagine que uma empresa jogue seu esgoto num lago. A água desse lago terá novas características (de PH, teor em nutrientes, oxigênio dissolvido, etc.) o que compromete a existência direta de uma espécie de peixe(dano direto causado pela poluição). A diminuição ou ausência do número de peixes dessa espécie compromete a cadeia alimentar, e as aves que moram nas margens do lago e cuja principal fonte de alimento é esse peixe, terão falta de alimento, o que compromete a sua espécie (dano indireto causado pela poluição). O meio ambiente sofre cada vez mais, e é preciso uma ação rápida perante isso.

3.3 DIMINUIÇÕES DOS RECURSOS HÍDRICOS

Alem da preocupação com o desmatamento outra preocupação é com é o término das reservas de petróleo. Já que o petróleo recurso é um não renovável, em muitos lugares já esgotou as reservas de petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com