TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade da empresa por cuidar da segurança e integridade física do empregado

Artigo: Responsabilidade da empresa por cuidar da segurança e integridade física do empregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para ser evitar a explosão?

Tendo uma equipe de trabalho treinada e qualificadas e monitorada por profissional da área de segurança para as tarefas a ser realizadas na obra, a empresa também deveria ter um cronograma de todas as etapas da obra e um planejamento estratégico em segurança, com procedimentos operacionais inclusos remanejamento de mão de obra, desvio de função.

O encarregado deve ter o total conhecimento de todas as tarefas, riscos e medidas de prevenção e quais são os meios mais seguros para realizar, não ordenando quaisquer tarefas por funcionário que não seja treinado e qualificado bem como jamais para realizar tarefas expondo a riscos sem quaisquer proteções a saúde e integridade dos funcionários, seus subordinados diretos.

Os funcionários devem ser treinados quanto ao procedimento operacional de todas as etapas, riscos apresentados nesta etapa e medidas de prevenção e controle, em como deve ficar disponível na frente de trabalho para consulta caso necessário.

Todos devem ser alertados, que ao estar exposta a um risco que pode expor sua saúde integridade física, sem quaisquer medida de controle, o empregador deverá solucionar, controlando de forma a diminuir ou eliminar esses riscos em caso de acidente.

As empresas que já tem um programa de gerenciamento de riscos e medidas de controle implantado, o índice de incidentes e acidentes é muito baixo, pois todos os funcionários estão ativos sobre a função de cada um, em caso de situações inseguras no ambiente de trabalho, o que podem estar fazendo, quem devem estar chamando para resolver o problema e que somente as pessoas treinadas e habilitadas podem realizar a atividade, e que conforme as normas regulamentadoras do MTE, na operação de desmonte de rocha a fogo, fogacho ou mista, deve haver um superior, responsável pelo armazenamento, preparação das cargas, carregamento das minas, ordem de fogo, detonação e retirada das que não explodiram destinação adequada das sobras de explosivos e pelos dispositivos elétricos necessários a. Área. De fogo deve ser protegida contra projeção de partículas, quando expuser a riscos trabalhadores e terceiros. Nas detonações é obrigatória à existência de alarme sonoro, e na execução de túbulos a céu aberto, aplicam-se as disposições constantes no item 18.20 da NR 18 – locais confinados.

Com base nas normas regulamentadoras do ministério do trabalho e emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão?

Poderiam ser adotadas a norma NR 18(condição e Meio Ambiente de trabalho na indústria da Construção), NR 19 (Explosivos), NR 04 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em medicina do Trabalho-SESMT), NR 05 (CIPA), NR 09 (PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), NR 07 (PCMSO Programa de Controle médico de Saúde Ocupacional) e NR 15(Atividades e Operações insalubres).

De que forma o Tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?

Repassando ao empregador quais são os benefícios da Segurança do trabalho em uma organização, mostrando o custo de cada tipo de acidente, queda de produção, transtornos trabalhistas, risca de paralisação do estabelecimento (obra), multas, indenização (vitimas, família) funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com