TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social nos negócios

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Unidade Curricular: Estudo de Casos de Gestão de Recursos Humanos

Tema: Ética e Responsabilidade Social nos Negócios

[pic 6]

Docente:

Ana Pinto

                                                                                                       Discente:

                                                                                                                            Kwame Castro      

                                                                                                          Nº 42011139

Março de 2015


Índice geral

1        Enquadramento Teórico        

1.1        Enfrentando a falibilidade        

1.2        Conceito de ética nos negócios        

1.3        Definição de ética e responsabilidade social nos negócios        

1.4        Responsabilidade social corporativa        

1.5        Ética e responsabilidade Social        

1.5.1        Objetivo da ética e responsabilidade social nos negócios        

1.6        Regras de ética nos negócios        

2        Conclusão        

3        Referências Bibliográficas        


INTRODUÇAO

 

Relativamente a unidade curricular Estudo de Casos de Gestão de Recursos Humanos, lecionado pela Professora Ana Pinto, com o objetivo de desenvolvermos mais o nosso conhecimento, propôs-nos um trabalho individual em que tínhamos que escolher um tema.

A escolha do meu tema foi Ética e Sustentabilidade Social nos Negócios.

Porém, para a realização deste trabalho, recorri à livros e à sites relacionado com a o tema.

  1. Enquadramento Teórico

Atualmente, muitas empresas estão a associar os valores éticos às suas marcas.

Não que a ética estivesse ausente no ambiente empresarial, mas é inegável que sempre ocupou uma posição secundária, em razão, sobretudo, do sistema capitalista.

A ética e responsabilidade social nos negócios é um dos pilares de sustentação das empresas.

Aqueles que defendem a noção de que a integridade dos negócios pode ser um ideal atingível tendem, contraditoriamente, a deixar a exploração dos dilemas éticos a cargo da consciência particular de cada gerente.

Enquanto no passado, o anúncio de padrões éticos era preocupação de apenas alguns poucos líderes excecionais, hoje, o tema da ética nos negócios reconhecidamente invade todas as áreas da empresa. Os códigos de conduta corporativa são, agora a norma, não a execução.

Líderes empresariais têm se tornado mais eloquentes acerca dos seus próprios comprometimentos com os padrões éticos. Grupos nacionais de dirigentes de empresas, estão patrocinando grandes programas de ética.

E muitas empresas de respeito empreenderam um esforço organizado para encorajar a conduta ética entre os seus empregados.

  1. Enfrentando a falibilidade

A ideia de que há conduta ética nos negócios é uma noção bastante obvia, e poderia argumentar de que a maior parte dos valores são compreendidos pela conduta da ética nos negócios. Segundo Nash (1993), a honestidade, respeito pelos outros serviços é a parte conhecida da formação da maioria dos administradores.

Portanto esses valores de bom senso foram com frequência sofrendo uma desintegração no mercado.

Todo administrador enfrenta regularmente decisões problemáticas no ponto de vista moral e sobre as quais ele ou ela não tem o controlo total:

  • Decisões em que pessoas serão inevitavelmente magoadas;
  • Compromisso da organização e o objetivo de desempenho de um administrador confrontando com as necessidades individuas de determinados empregados ou clientes.

Todo administrador tem a responsabilidade não apenas de estar acima de qualquer crítica, mais também de perceber que está acima de qualquer crítica, e ter uma expetativa de que os mesmos padrões sejam seguidos pelos demais executores da política da empresa.

  1. Conceito de ética nos negócios

A ética nos negócios surge estritamente relacionado com o conceito de responsabilidade social das organizações.

Ética nos negócios é um estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos das empresas comerciais. Não se trata de um padrão moral, mais sim do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios exclusivos à pessoa moral que atua como o gerente de sistema.

Segundo PINEDO (2003), ética é um conjunto de valores. A ética deve ser o princípio de toda e qualquer organização. Ser ético é preocupar-se também com o coletivo, o bem-estar de seus funcionários e de sociedade com um todo.

A ética tem um papel preponderante nos negócios uma vez que, ter ética nos negócios ajuda muito a manter um bom plano de estratégia para ascender a empresa, visto que, para ter a responsabilidade também exige uma pessoa ser ético.

Embora existe muitos aspetos morais diferentes nos negócios, a ética empresarial ensede sobre três áreas básicas de tomada de decisão:

  1. Escolha quanto à lei – o que deveria ser e se deverá ser cumprida ou não.
  2. Escolha sobre os assuntos económicos e sociais estão no domínio da lei – em geral são chamados de valores humanos, dizem respeito aos meios tangíveis ou intangíveis pelos quais se tratam os outros, inclui não apenas as noções morais, mais também honestidade, palavras e justiças.
  3. Escolha sobre a preeminência de interesse próprio – quanto o bem-estar próprio vem antes do interesse da empresa ou de outros dentro ou fora da empresa.

A responsabilidade social é definida como um grau em que os gestores de uma organização levam a cabo atividades que protegem e desenvolvem a sociedade para além do estritamente necessário para servir diretamente os interesses económicos e técnicos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com