TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social: todos ganham com a sua prática

Relatório de pesquisa: Responsabilidade social: todos ganham com a sua prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Relatório de pesquisa  •  6.988 Palavras (28 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 28

RESPONSABILIDADE SOCIAL: TODOS GANHAM COM A SUA PRÁTICA

Daniela Aparecida Gonçalves

Faissandra Fernandes Reis

Mayra Luiza Carvalho Marques

Núbia Marcela Moreira

Viviane Marques

Welciana Praes Gomes

Profa.Jacqueline Silva Figueiredo Pereira

RESUMO

Esse estudo baseia-se em conceitos e vivências voltadas para a Responsabilidade Social, mostrando a enorme importância dessa prática para o desenvolvimento da sociedade e empresas de maneira sustentável. As organizações perceberam o grande diferencial competitivo gerado por essa prática e estão a cada dia de maneira mais efetiva incorporando-as aos seus planos estratégicos. A proposta do grupo é promover o desenvolvimento social na comunidade em que a Escola Professor Eurico Viana está inserida através do programa Mais Educação e de maneira mais específica da ação EDUCA ART. O objetivo principal dessa ação é o desenvolvimento de alunos inseridos em comunidades de risco por meio da arte, afastando-os da marginalização presente diariamente de maneira natural e corriqueira em suas vidas.

PALAVRAS-CHAVE:

Responsabilidade Social, educação,

INTRODUÇÃO

O cenário organizacional está em constante transformação o motivo é simples: a globalização mundial. As pessoas estão consequentemente mais conectadas entre si, nada está longe que as redes sociais não possam alcançar. A informação circula amplamente por todos os ambientes gerando uma mudança de hábitos e opiniões da população. É nesse cenário de mudanças repentinas que a Responsabilidade Social está se transformando em uma necessidade primordial para as organizações.

O consumidor está em pleno uso dos seus direitos e se tornou mais analítico e exigente por causa da quantidade de informações que tem acesso diariamente. Esse é o contexto que vive as organizações buscando alcançar o seu principal e difícil desafio: reter e manter clientes.

A sociedade busca o bem estar coletivo e exige empenho por parte das organizações de adotarem uma postura ética, transparente e sustentável, no que diz respeito a seu produtos, ações e comunicações com seus diversos públicos. Informação nenhuma dentro das organizações está longe do alcance dos seus clientes, fornecedores, colaboradores, enfim da sociedade como um todo.

Portanto, todas as suas ações devem estar alicerçadas no bem comum. Sendo assim, as organizações são responsáveis pelo desenvolvimento social da comunidade que está inserida, função esta até pouco tempo exclusiva dos órgãos públicos, e que hoje é entendida como responsabilidade de cada individuo sem distinção de credo ou classe social. Porém, mesmo sabendo destes fatos as organizações não compreenderam de maneira plena que a Responsabilidade Social é algo que pode beneficiar o seu negócio. É fundamental que as organizações compreendam que a Responsabilidade Social é o meio pelo qual devem conduzir seus negócios como parceiros e corresponsáveis pelo desenvolvimento social. E estão mesmo que tardiamente começando a perceber a sua real importância no ambiente social e buscando interagir de maneira mais efetiva com a sociedade.

A identificação dos principais aspectos relacionados à Responsabilidade Social nas empresas vai oportunizar aos alunos do 4º período do curso de Administração vivências práticas. Ao mesmo tempo em que os alunos podem contribuir para resgatar a autoestima de jovens inseridos em áreas de risco trabalhando o desenvolvimento do caráter e a integração social através do exercício da Responsabilidade Social.

A Responsabilidade Social é o novo fator que vem modificando a maneira estratégica de agir das organizações. A sociedade passa por um momento de valorização de ações socialmente responsáveis, principalmente por causa da exclusão social da população de menor poder aquisitivo. A violência é outro fator que tem influenciado a intensa cobrança da população em ações que visem o bem estar coletivo. Lundborg (1950), referindo-se a esta responsabilidade, conclui:

Quando uma nova empresa abre suas portas para a comunidade, ela também abre a porta para um conjunto de obrigações que ultrapassam a tarefa de comprar ou vender, produzir ou distribuir. Junto com a obrigação de ser uma possibilidade de bom crédito- pagando suas contas, pagando seus impostos- ela assume a obrigação de ser uma boa cidadã e uma boa vizinha (...) se um negócio adotar práticas que estejam contra o interesse público, o público irá procurar o regulamento para corrigir a prática. (p.50)

Por isso, as empresas perceberam que não há como estar alheia a questão social, assim, a responsabilidade social passa a ser o seu meio de sobrevivência em um mercado extremamente exigente e competitivo. O consumidor está cada dia melhor informado e busca a garantia dos seus direitos e dos seus semelhantes. Segundo Paes (2003)

Diante dessa nova organização empresarial global, as organizações privadas possuem uma nova diretriz nos rumos da obtenção do lucro, pois simplesmente as vantagens oferecidas em relação a valores (preços) não estão sendo suficientes para a obtenção de um mercado consumidor. Cada vez mais a qualidade do produto está relacionada à relação da empresa com a sociedade e seu comportamento ético e esses fatores determinam o comportamento dos consumidores. (p. 25)

Nesse contexto, responsabilidade social faz parte de um conceito muito mais amplo que é o de desenvolvimento sustentável. Não basta a empresa investir em ações sociais, ela tem que se preocupar com o ambiente, promover o bem estar da comunidade que está inserida, desenvolver o seu capital humano, e entre outras coisas, deve incentivar essa consciência nos seus stakeholders dentro dessa analogia pela pesquisa Kapaz (2004, texto digital) aponta quais motivos que mobilizam as empresas em prol de programas sociais “a confiança do consumidor e a percepção da sociedade de que aquela empresa se preocupa com algo maior do que seu próprio lucro”. Portanto, responsabilidade social é muito mais que um diferencial de mercado é necessidade fundamental para uma empresa se manter competitiva em um mercado de enorme instabilidade e mudanças abruptas.

2.0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com