TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Do Curso PNAE FNDE

Artigos Científicos: Resposta Do Curso PNAE FNDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 10

PNAE RESPOSTA

ATIVIDADE 01

Cara dona Lourdes,

Muito importante sua preocupação com a saúde alimentar do seu filho Francisco que possui diabetes, necessitando cuidados especiais na alimentação. Com a finalidade de tranqüilizá-Ia informo que uma das funções do PNAE é o oferecimento de alimentos adequados, em quantidade e qualidade para satisfazer as necessidades nutricionais do aluno, pois para aprender todo aluno deve estar bem alimentado. A alimentação é um direito constitucional previsto na lei. Além disso Dona Lourdes, é importante que a Senhora saiba que o PNAE faz parte da política social que busca promover ações promotoras de saúde. Assim, garantindo as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontrem em situação de insegurança alimentar, como é o caso do seu filho. Também quero informa-la que a escola conta con nutricionista e que esta irá elaborar com cardápio especial para o Francisco, se baseando nas limitações da sua alimentação.

ATIVIDADE 02

A alimentação escolar no nosso munícípio, visa oferecer uma alimentação equilibrada nutricionalmente, através de um cardápio planejado por nutricionista, levando-se em consideração os hábitos alimentares dos alunos, a oferta de gêneros alimentícios na região, bem como os produtos da safra, e a estrutura em relação a equipamentos, utensílios, mão-de-obra e espaço físico da cozinha para a adequada produção da alimentação escolar.

ATIVIDADE 3 A

A ordem correta de sucessão dos acontecimentos é: a) 2; b) 7; c) 1; d) 4; e) 6; f) 5; g) 3.

ATIVIDADE 3 B Gabarito: F, V, F, V, F.

ATIVIDADE 3C

1) Tribunal; Contas; União; Controladoria; Geral; União

2) vigilâncias; sanitárias;

3) Ministério; Público; Federal

4) Conselho; Federal; Nutricionistas

ATIVIDADE 04

Resposta: O planejamento cuidadoso do cardápio escolar é importante porque, entre outros benefícios, é ele quem vai conduzir o processo de compras dos produtos a serem utilizados na alimentação escolar; um cardápio bem elaborado contribui para o atendimento das necessidades nutricionais necessárias para o bom desenvolvimento e crescimento dos alunos, bem como para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem; e, além disso, o cardápio permite o atendimento às crianças que sofrem de restrição alimentar ou necessitam de alimentação especial em razão de problemas de saúde. A observação dessas regras contribui para garantir a qualidade da alimentação escolar.

ATIVIDADE 04 B

Resposta: O Pnae estabelece que o cardápio deve ser planejado levando-se em consideração os hábitos alimentares dos alunos, a oferta de gêneros alimentícios na região, bem como os produtos da safra, a existência de alunos com necessidades especiais de alimentação,em razão de problemas de saúde,e a estrutura em relação a equipamentos, utensílios, mão-de-obra e espaço físico da cozinha para a adequada produção da alimentação escolar. Além de 30% dos gêneros alimentícios serem adquiridos da agricultura familiar.

ATIVIDADE 04 C

Resposta: Muitos alunos enfrentam problemas de saúde, como: obesidade, sobrepeso,diabetes, desnutrição e alergia a certos tipos de alimentos.Por isso, a Entidade Executora, antes de elaborar o cardápio de alimentação, deve ter conhecimento da existência de alunos de sua rede escolar, que possuem esses problemas. Essa preocupação da Entidade Executora é fundamental, porque os alunos com restrições alimentares também têm direito a uma alimentação saudável.

ATIVIDADE 5 A

Resposta: A presença do nutricionista habilitado no âmbito do PNAE é uma das garantias da manutenção da qualidade da alimentação na escola. Sobretudo quando se pensa que o programa tem como finalidade não só atender às necessidades nutricionais dos alunos, mas também contribuir para a melhoria da saúde da população, por meio da aquisição dos conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis, por meio de ações de educação alimentar e nutricional. Além da nutricionista, os membros do CAE, tbem devem participar e opinar a respeito da elaboração do cardápio. Também deve ser ouvida a opinião das crianças sobre a aceitabilidadedo cardápio e também opinião de pais.

ATIVIDADE 06 “A”

RESPOSTA : Visitando uma escola do município, conversando com membros do CAE e Nutricionista, a elaboração do cardápio tem a preocupação em atender as necessidades nutricionais e favorecer com a melhoria da saúde da população. Também tem a preocupação com a boa qualidade dos produtos, seu armazenamento dos produtos, higiene e prazo de validade. Sempre acompanhado pela nutricionista e membros do CAE.

ATIVIDADE 06 “B”

RESPOSTA: Ainda conversando com um membro do CAE um dos problemas encontrado e com relação ao curto prazo de validade de alguns produtos perecíveis de alguns fornecedores. A solução foi estabelecer um cronograma de entrega com um prazo de validade maior e a entrega deverá ser de volumes menores

ATIVIDADE 07 A Gabarito – A ordem correta da segunda coluna: 3, 1, 2

ATIVIDADE 07 B

Sim, os estados podem delegar competência para que os municípios onde existam escolas estaduais recebam e executem a parcela dos recursos financeiros do Pnae correspondentes a esses alunos. Para tanto, os municípios e o estado devem assinar um termo de anuência ou permissão. O estado encaminhará o termo ao FNDE durante o mês de janeiro de cada exercício. É o termo de anuência ou permissão que autoriza o FNDE a repassar os recursos financeiros do Pnae aos municí¬pios para que atendam as escolas estaduais. Cabe ressaltar que, uma vez assinada, a anuência ou permissão só poderá ser revista no próximo ano de exercício, ficando a prefeitura obrigada a atender aos alunos da rede estadual nas mesmas formas e condições estabelecidas para o atendimento dos alunos da rede municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com