TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Caso Concreto De Filosofia Jurídica

Por:   •  14/8/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA GERAL JURÍDICA --- AULA 1

CASO 1)

1 - A filosofia é importante, pois trata-se “ uma proposta de meditação e leitura crítica da realidade. Uma tentativa de obtenção de um conhecimento global e totalizante do homem no mundo, dentro de uma fundamentação racional” (HRYIEWICZ,2008, p.19). Outrosautores dizem: “A filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações limites, que exige, decisões cruciais” (ARANHA;MARTINS, 2003,p.81). Sendo assim a filosofia é importante a medida que nos faz pensar que tudo aquilo que nos submete são verdades, ou, podemos acreditar como nossa verdade após uma reflexão.

O que justifica a filosofia é que compreendo porque e como raciocinamos, passamos a pensar melhor, com mais controle, lucidez e eficiência.

2) - O autor diz que vivemos o império do útil que nó valorizamos mais. O útil basta que seja útil, não precisa ser verdadeiro.

CASO 2)

1 – Sim, pois o texto apresenta uma preocupação á cerca dos Fundamentos do Direito, ele propõe uma reflexão. A filosofia é a arte de pensar as coisas, de se descobrir e aprender mais sobre elas. O texto faz com que pensemos e raciocinemos sobre fundamentos da justiça e do seu surgimento.

2 – “A pergunta pelos fundamentos da justiça vai muito além da crença na sua realizabilidade institucional, uma vez que essa se mostra apenas na órbita dos possíveis e não na esfera disso que nominamos justiça na milenar trajetória da vida do espírito”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »