TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos Filosofia 2014.1

Trabalho Escolar: Casos Concretos Filosofia 2014.1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  5.947 Palavras (24 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 24

AULA 1 - O que é Filosofia?

Caso 1

O filósofo e a justiça

Com questões práticas sobre riqueza, impostos, crimes, prêmios e castigos, o professor americano Michael Sandel transforma aulas de filosofia em eventos disputadíssimos (Adaptado Revista Época).

MARCOS CORONATO

Dissecar dilemas morais e éticos, sem nenhuma preocupação em definir o lado certo e o errado, é um dos programas de verão mais disputados por estudantes da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desde 2004. À frente da classe, com a mão firme de um cirurgião revelando camadas e mais camadas de cada questão proposta, está Michael Sandel, filósofo, escritor, palestrante, fenômeno de popularidade e seu papel mais importante: professor que consegue níveis impressionantes de atenção e participação dos alunos.

O curso ministrado por Sandel foi o primeiro da história a ser publicado em vídeo integralmente por Harvard na internet, há três anos. Apelidado de Justice, ou Justiça (seu nome é Razão moral 22), ganhou um site próprio, e as 12 aulas ministradas em 2005 foram reproduzidas no YouTube. A primeira delas, que questiona se um assassinato pode ou não ser moral a depender de seus fins, foi clicada mais de 3,7 milhões de vezes. Se todos os visitantes virtuais a assistem, isso significa que a aula de filosofia chega a um público equivalente a 100 turmas diárias de 40 pessoas.

O que torna uma aula de filosofia tão atraente para tanta gente?

Sandel não tem um carisma especial, não faz muitas piadas nem usa recursos tecnológicos para chamar a atenção. Em vez disso, conduz uma aula bem preparada e ensaiada, com uma linha de raciocínio bem clara. Convida os alunos a participar, individualmente ou em grupo, o tempo todo, no melhor espírito socrático. Inclui as contribuições e dúvidas deles no debate e continua a se aprofundar nos dilemas morais e éticos que propõe. Em momentos-chave das aulas, para lidar com situações específicas, traz ao palco o pensamento de gigantes como o grego Aristóteles, o alemão Immanuel Kant ou o americano John Rawls, de maneira simples mas não simplória. Como resultado, cada aula oferece uma gratificante jornada intelectual. O grande objetivo de Sandel é exortar cada cidadão, aluno ou internauta a usar a filosofia como ferramenta para enfrentar seus dilemas e dúvidas, em vez de fugir deles, e assim tomar decisões melhores no dia a dia.

Pergunta-se:

1. Que é Filosofia? Filosofia e uma linha de raciocínio traçada que visa compreender os conflitos sociais e políticos buscando uma resolução adequada a fim de sobreviver de uma forma melhor.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje? A Filosofia nos dias atuais vem por a prova as convicções e o senso comum dito pela sociedade. A filosofia vem buscando a veracidade do pensamento nos dias atuais.

3. Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais.

(01/09/2013) Filosofia

"A filosofia é hoje mais importante do que jamais foi", afirma Peter Singer

Em entrevista ao site de VEJA, o filósofo Peter Singer afirma que os avanços da ciência irão tornar as discussões éticas cada vez mais fundamentais, e explica suas ideias sobre vegetarianismo, pobreza extrema e eutanásia

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/peter-singer

Bibliografia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

http://www.webartigos.com/artigos/a-filosofia-hoje/5851

SEMANA 2 – O que é filosofia do Direito

Caso 1 –

Como podemos identificar a filosofia na experiência jurídica?

"Os argumentos de um juiz ao prolatar uma sentença em geral são técnico-normativos, não jus filosóficos. (...) Quando alguém transcende a análise de uma norma jurídica (...) e se pergunta sobre o que são as normas jurídicas em geral, está dando um salto de generalização em suas reflexões. A partir de que grau ess salto consegue já se situar naquilo que se possa chamar de filosofia do direito? Durante grande parte da história, com a distinção do direito em relação à política, à ética, à moral e à religião, os discursos mais amplos sobre o direito, que não era ainda eminentemente técnico, eram tidos por filosofia do direito. No entanto, com o capitalismo, a contar da modernidade, o direito adquire uma especificidade técnica. Ele passa a ser considerado a partir do conjunto das normas jurídicas estatais."

(MASCARO, MASCARO, Alysson L. Filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2010. p.12).

Considerando a afirmação acima, pergunta-se:

1. Que é Filosofia do direito? Filosofia do direito é um forma de reflexão das crítica das atitudes sociais partindo de um olhar mais aprofundado em busca dos fundamentos do direito.

2. Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito? Uma atitude filosófica é útil do ponto de vista que obteremos críticas e reflexões que agregam valores as informações em prol dos legisladores

SEMANA 3 – O Nascimento da Filosofia Politica

Caso 1 - O papel do filósofo na República

A discussão acerca dos melhores critérios para escolha daquele que deve governar uma determinada sociedade sempre foi tema de longos debates no decorrer da história. Tomando como exemplo as eleições americanas do ano passado, o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, surpreendeu jornalistas e eleitores quando anunciou sua escolha para vice-presidente: a governadora do Alasca Sarah Palin. Ela não estava entre os nomes mais citados nas apostas americanas, mas por ser uma figura feminina proeminente, Palin poderia trazer também uma boa parcela das eleitoras da ex-pré-candidata democrata Hillary Clinton. Durante a campanha, em razão da avançada idade de John McCain, muito se discutiu acerca da capacidade intelectual de Palin para administrar a mais poderosa nação do mundo.

Diante da situação acima apresentada, responda:

1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com