TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos Filosofia 2014.1

Por:   •  30/6/2014  •  5.947 Palavras (24 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 24

AULA 1 - O que é Filosofia?

Caso 1

O filósofo e a justiça

Com questões práticas sobre riqueza, impostos, crimes, prêmios e castigos, o professor americano Michael Sandel transforma aulas de filosofia em eventos disputadíssimos (Adaptado Revista Época).

MARCOS CORONATO

Dissecar dilemas morais e éticos, sem nenhuma preocupação em definir o lado certo e o errado, é um dos programas de verão mais disputados por estudantes da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desde 2004. À frente da classe, com a mão firme de um cirurgião revelando camadas e mais camadas de cada questão proposta, está Michael Sandel, filósofo, escritor, palestrante, fenômeno de popularidade e seu papel mais importante: professor que consegue níveis impressionantes de atenção e participação dos alunos.

O curso ministrado por Sandel foi o primeiro da história a ser publicado em vídeo integralmente por Harvard na internet, há três anos. Apelidado de Justice, ou Justiça (seu nome é Razão moral 22), ganhou um site próprio, e as 12 aulas ministradas em 2005 foram reproduzidas no YouTube. A primeira delas, que questiona se um assassinato pode ou não ser moral a depender de seus fins, foi clicada mais de 3,7 milhões de vezes. Se todos os visitantes virtuais a assistem, isso significa que a aula de filosofia chega a um público equivalente a 100 turmas diárias de 40 pessoas.

O que torna uma aula de filosofia tão atraente para tanta gente?

Sandel não tem um carisma especial, não faz muitas piadas nem usa recursos tecnológicos para chamar a atenção. Em vez disso, conduz uma aula bem preparada e ensaiada, com uma linha de raciocínio bem clara. Convida os alunos a participar, individualmente ou em grupo, o tempo todo, no melhor espírito socrático. Inclui as contribuições e dúvidas deles no debate e continua a se aprofundar nos dilemas morais e éticos que propõe. Em momentos-chave das aulas, para lidar com situações específicas, traz ao palco o pensamento de gigantes como o grego Aristóteles, o alemão Immanuel Kant ou o americano John Rawls, de maneira simples mas não simplória. Como resultado, cada aula oferece uma gratificante jornada intelectual. O grande objetivo de Sandel é exortar cada cidadão, aluno ou internauta a usar a filosofia como ferramenta para enfrentar seus dilemas e dúvidas, em vez de fugir deles, e assim tomar decisões melhores no dia a dia.

Pergunta-se:

1. Que é Filosofia? Filosofia e uma linha de raciocínio traçada que visa compreender os conflitos sociais e políticos buscando uma resolução adequada a fim de sobreviver de uma forma melhor.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje? A Filosofia nos dias atuais vem por a prova as convicções e o senso comum dito pela sociedade. A filosofia vem buscando a veracidade do pensamento nos dias atuais.

3. Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais.

(01/09/2013) Filosofia

"A filosofia é hoje mais importante do que jamais foi", afirma Peter Singer

Em entrevista ao site de VEJA, o filósofo Peter Singer afirma que os avanços da ciência irão tornar as discussões éticas cada vez mais fundamentais, e explica suas ideias sobre vegetarianismo, pobreza extrema e eutanásia

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/peter-singer

Bibliografia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

http://www.webartigos.com/artigos/a-filosofia-hoje/5851

SEMANA 2 – O que é filosofia do Direito

Caso 1 –

Como podemos identificar a filosofia na experiência jurídica?

"Os argumentos de um juiz ao prolatar uma sentença em geral são técnico-normativos, não jus filosóficos. (...) Quando alguém transcende a análise de uma norma jurídica (...) e se pergunta sobre o que são as normas jurídicas em geral, está dando um salto de generalização em suas reflexões. A partir de que grau ess salto consegue já se situar naquilo que se possa chamar de filosofia do direito? Durante grande parte da história, com a distinção do direito em relação à política, à ética, à moral e à religião, os discursos mais amplos sobre o direito, que não era ainda eminentemente técnico, eram tidos por filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com