TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restrição dos direitos de um cidadão

Artigo: Restrição dos direitos de um cidadão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Você acha que os Direitos do cidadão sã absolutos,ou seja,não podem sofrer qualquer

tipo de limitação?

Não,acho que os Direitos dos cidadãos são absolutos,a sua liberdade acaba quando a do outro começa. Neste contexto a total crença de que os direitos são absolutos poderia acarretar em desequilíbrio. Como por exemplo,podemos usar uma crime,que a partir das sanções legais,limita o direito de ir e vir do cidadão. Outro exemplo é a liberdade de expressão que caso fosse absoluta,abriria um campo enorme para a calúnia e a difamação. Porém, em alguns casos não é possível assegurar que as duas partes envolvidas terão seus direitos recebidos,um exemplo e a Lei Maria da Penha que exclui o direito de ir e vir do homem(agressor) para assegurar o direito e a vida e a integridade física preservadas da mulher (vítima).

Ainda que isso já ocorra hoje,mesmo de uma forma introspectiva,a própria liberdade de expressão não é tratada com o equilíbrio necessário,pois pode abertamente ferir o sentimento,a imagem e alheios.

O fato dos direitos serem absolutos é complexo. Pode-se observar que quando uma classe é favorecida pela absolutividade de seus direitos,outra é quase que repentinamente desfavorecida. Os direitos se fossem absolutos enfraqueciam o papel do estado.

Os direitos se fossem absolutos,enfraqueciam o papel do estado. É sempre necessário o controle por parte do estado para identificar o que é lícito e ilícito. Eis ai tal limitação dos direitos por sua vez ditos absolutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com