TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo

Artigo: Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  1.912 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA

RESUMO DO PROJETO ÉTICO – POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores:

Joaquina Barata Teixeira - Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará ‐ UFPA

Marcelo Braz - Professor Adjunto da Escola de Serviço Social ‐ UFRJ

O Serviço Social caracteriza-se como uma profissão de alta relevância social a medida que intervém em diversas realidades contemporâneas que debatem as consequências das manifestações da questão social importas pelo sistema capitalista. As intervenções do assistente social são norteadas pelo que se denomina projeto Ético-político, resultado do processo histórico intenso de construção constante em torno de implicações éticas na profissão. A introdução explica a forma como o texto será desenvolvido, a divisão em três tópicos é feita, objetivando a didática para melhor compreensão do leitor.

O primeiro tópico trata da natureza dos projetos societários, dos projetos coletivos e suas inter-relações, há uma interessante pressuposição que vincula os projetos às praticas e atividades da sociedade. Seguindo no texto é colocado acertadamente que os projetos possuem caráter político, tanto o individual quanto o coletivo, e que tais projetos são possíveis graças ao caráter contraditório dessa sociedade dividida por classes.

Os autores falam que as necessidades humanas, constituídas e desenvolvidas ao longo do desenvolvimento sócio-historicos do ser social, levam a humanidade a um processo de busca de sua autorreprodução, estabelecendo ,assim,um mundo pratica-material composto de varias atividades e praticas distintas. A constituição desse mundo prático‐material desencadeia um consequente e necessário mundo prático‐ideal, que reproduz o primeiro no campo das ideias.

Os autores possuem a intenção de explicar com minúcia sobre as necessidades humanas através do desenvolvimento sócio-histórico que vai se reproduzindo interminavelmente, construindo um mundo prático-material, mas produzindo paralelamente um mundo pratico – ideal em consequência da percepção do que poderia ser feito, sendo essa a razão da infinidade de possibilidades. Os autores Netto e Braz, 2006, p. 43 são citados de forma interessante para explicar que quanto mais o ser social se desenvolve, mais seus objetivos no espaço ligados ao trabalho se expandem, ou transcendem como é posto no texto, e que o ser social desenvolvido possui uma esfera de objetivação especifica podendo estar ligado à arte, ciência, filosofia, etc.

Com essa explicação dos autores fica lúcido que o processo de desenvolvimento histórico do ser social dá origem aos vários tipos de práticas, sendo elas artísticas políticas e produtivas. E que, além disso, surgem diversas formas de práticas profissionais, todas relacionadas com as práticas produtivas. É possível perceber no texto que essas praticas profissionais estão ligadas às práxis que são o resultado da complexidade inerente ao processo de divisão do ser social.

As divisões das práxis em duas (que trabalham na exploração da natureza, e as que trabalham na descoberta das ações e comportamento do homem) também são importantes para a compreensão sobre a formação do profissional.

O texto possui caráter redundante para fixar as ideias expressas, construindo a didática proposta, mas a redundância não é direta, as mesmas ideias são colocadas sucessivamente, mas com exemplos diferenciados o que auxilia no entendimento.

É mostrado, portanto, no primeiro tópico que existem as projeções individuais e coletivas, e que a característica adotada é determinada pelo interesse de quem formula a prática, e que no caso o Serviço social atua por interesse da sociedade nas suas diversas áreas que possui uma estrutura complexa nas divisões e campos profissionais, alguns exemplos são citados, sendo eles os: políticos, ideológicos e econômicos. Seguindo a didática do texto, os autores explicitam para finalizar o primeiro tópico que o Serviço social somente pode ser pensando no projeto societário por ter a maior envergadura.

O segundo tópico trata dos projetos societários, projetos profissionais, e o projeto ético – político do serviço social. É iniciada esclarecendo que o modo de produção da sociedade atual é capitalista, que gera contradições nos diversos interesses por conta disso e que os projetos sempre possuem caráter político como havia sido exposto, mas dessa vez acrescentando mais um termo que é projeto político-profissional.

É colocado que a prática profissional do assistente social não se constitui em práxis produtiva, por estar incluída nas relações sociais, mas possui a função de trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com