TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Abordagem Classica Administração

Dissertações: Resumo Abordagem Classica Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem clássica da administração

No começo do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

Suas idéias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, que apesar de demonstrarem duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência:

• De um lado, a Escola da Administração Científica, cujo a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima analisando do operário para o supervisor e gerente, do operário e seus cargos para a organização empresarial. Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução e permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Científica.

• De outro lado, a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, chamada Teoria Clássica. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos departamentos e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. A abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo, da direção para a execução e da organização para as suas partes os departamentos. Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para os elementos da Administração, os princípios gerais da Administração e a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Foi uma corrente teórica e orientada administrativamente, sendo que a ênfase na estrutura é a sua principal característica.

Origens da Abordagem Clássica

As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam as consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber:

• O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade em sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes, então surgem as condições iniciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com