TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Administração Financeira

Casos: Resumo Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  4.141 Palavras (17 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 17

Administração: significa prestação de serviço a alguém. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional a fim de alcançar objetivos a partir dos recursos disponíveis. É a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não lucrativa.

Objetivo da Administração Financeira: é maximizar o lucro, quem tem esse papel é o administrador.

Manter a empresa em situação de liquidez constante, Obtenção de novos recursos, visando proporcionar crescimento ao negócio com menor custo.

Garantir equilíbrio entre lucro(ganho líquido) e liquidez financeira (capacidade de saldar as dívidas)

A administração financeira está diretamente ligada à contabilidade, economia e administração

Finanças é a Ciência de administrar fundos. Todas as organizações obtêm receitas e levantam fundos, gastam ou investem. A ciência financeira ocupa-se com o processo de transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

Serviços Financeiros: prestação de assessoria, entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governos. Envolve interessantes oportunidades de carreira nas áreas: bancos, planejamento das finanças pessoais, investimentos, bens imóveis e seguros

Administração Financeira: administrar ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras. Tarefas: orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

Visa o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, e ainda, traçar o melhor caminho para o crescimento.

O contador tem o papel de prover o gestor financeiro de dados confiáveis sobre o desempenho d empresa.

Como todas as atividades empresariais envolvem recursos, e são conduzidas essencialmente visando o lucro, o principal papel das finanças configura-se em:

PREVER – fluxo do dinheiro, custos, receitas, resultados, investimentos e obtenção de recursos;

PLANEJAR – as operações do caixa para diferentes períodos de operação da empresa, levando em consideração as entradas e saídas de recursos (previstas), as entradas e saídas de recursos certas, e os financiamentos;

ORGANIZAR – o cotidiano das operações, adotando sistemas e rotinas de trabalho adequadas ao bom funcionamento da empresa;

COORDENAR E EXECUTAR – todas as operações e serviços financeiros;

CONTROLAR – a execução das operações e serviços, desembolsos e recursos, documentos e valores, orçamentos, entre outros.

Dentre as principais funções do administrador financeiro estão:

ANÁLISE, PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – pelos relatórios construídos a partir das demonstrações contábeis; analisar a capacidade produtiva, tomar decisões estrategicamente, buscar a alavancagem das operações da empresa, preocupar-se não somente com os resultados, bem como, com o fluxo de caixa, implementando meios que visam o crescimento e o retorno financeiro;

TOMADA DE DECISÕES DE INVESTIMENTO – para a decisão de aplicação dos recursos, estudo da situação dos níveis desejáveis de recursos disponíveis, investimentos, controle de gastos e riscos, e todos os fatores que possam influenciar de alguma maneira o capital giro;

TOMADA DE DECISÃO DE FINANCIAMENTOS – quando da necessidade de captação de recursos de terceiros de forma segura e equilíbrio entre custo e benefício. Nunca além do que a empresa é capaz de liquidar, seja a curto ou longo prazo.

Principais funções do administrador financeiro: Análise dos registros e informações contábeis, Projeção dos movimentos de recursos, Aplicação dos fundos excedentes, Suprir a alta administração das informações e perspectivas futuras e Elaboração d plano para utilização dos fundos a curto e longo prazo.

As empresas podem estar organizadas de diversas formas:

- Firma individual: propriedade de uma única pessoa;

- Sociedades: possui dois ou mais proprietários;

- Sociedades por ações (anônimas): entidades empresariais intangíveis, criadas por lei.

O Tesoureiro geralmente é responsável por conduzir atividades financeiras, tais como a administração de atividades de crédito e a administração da carteira de investimentos.

O Controller geralmente conduz as atividades contábeis relacionadas com impostos, processamento de dados, contabilidade de custos e contabilidade financeira.

Economia X Administração Financeira – possui duas áreas amplas suas duas área mais amplas – Macroeconomia e Microeconomia. A Macroeconomia estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar, enquanto que a Microeconomia trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos. A administração financeira está ligada à Economia pois na Macroeconomia é importante que o Administrador financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional, estando alerta para as consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão, assim como, na teoria Microeconômica os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro.

Contabilidade X Administração Financeira - . O contador prepara as demonstrações financeiras com base na premissa de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das vendas e as despesas quando incorridas, ou seja, segundo o regime de competência.

O administrador financeiro está mais preocupado em manter a solvência da empresa. Enfatiza os fluxos de caixa necessários para honrar as obrigações e adquirir e financiar os ativos necessários para atingir os objetivos da empresa. O papel do Contador é prover dados consistentes e de fácil interpretação, e o do administrador financeiro usar os dados contábeis, seja na forma original ou após ajustes.

Obviamente, os administradores financeiros podem coletar dados e os contadores tomar decisões

Acionista - espera receber seu retorno sob a forma de pagamentos periódicos de dividendos, ou através de valorizações no preço da ação, ou ambos. A riqueza do acionista (proprietário da ação) na empresa em qualquer instante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com