TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 07

Ensaios: Resumo Cap. 07. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da Contabilidade

Capítulo 7

Tomada de Decisões

Vinicius Pereira da Fonseca – 2011.2.03867-11

A tomada de decisões desempenha papel crucial na teoria da contabilidade. Sua importância tem sido ressaltada frequentemente nas definições da contabilidade. Por exemplo, a Associação Americana de Contabilidade diz que a contabilidade é o processo de identificação, mensuração e comunicação de informação econômica para permitir a realização de julgamentos bem informados e a tomada de decisões por usuários da informação. O Conselho de Princípios Contábeis dizia que a função da contabilidade é fornecer informação quantitativa, principalmente de natureza financeira, sobre entidades econômicas, de utilidade para a tomada de decisões econômicas. E o Fasb declarou que o papel da divulgação financeira na economia é "fornecer informação que seja útil para a tomada de decisões empresariais e econômicas".

Como devem as pessoas tomar decisões? Esta é uma pergunta antiga e tem sido respondida numa variedade de níveis. Há modelos parciais de tomada de decisões conhecidos dos estudantes de administração; há modelos econômicos mais gerais que são estudados pelos pesquisadores acadêmicos para dar fundamentação aos modelos parciais; e há ainda questões filosóficas mais amplas que questionam o enfoque adotado para a análise de decisões.

A maioria dos estudantes de contabilidade está familiarizada com uma variedade de ferramentas de decisão que formam a dieta usual de um curso típico de administração. Exemplos de tais ferramentas são a análise custo-volume-lucro, a análise de custos relevantes, análise de regressão, programação linear e modelos de alocação de custos. Essas ferramentas são modelos parciais porque procuram analisar apenas uma parte de um problema maior. Muitos desses modelos enquadram-se na categoria normativa, pois são apresentados ao aluno como exemplos de como as decisões devem ser tomadas. São geralmente acompanhados de discussões de como os administradores ignoram esses modelos, ou seja, de descrições dos modelos que os administradores parecem estar utilizando. Muitos desses modelos também pressupõem condições de certeza, embora algumas análises terminem dizendo que questões de risco devem ser consideradas.

A finalidade de uma teoria geral da tomada de decisões é criar um contexto no qual se possa examinar as hipóteses subjacentes a modelos como os considerados anteriormente. Também deve produzir um referencial para o desenvolvimento de novos modelos. Essa teoria geral de decisão começa com a noção das ações disponíveis aos indivíduos; os resultados ou consequências de suas ações; e funções de preferência que determinam como escolherão entre as ações disponíveis. Os livros-textos geralmente descrevem as consequências em termos de fluxos de caixa, mas poderiam perfeitamente ser genéricas. Por exemplo, quando o presidente Truman estava considerando se ordenava o lançamento da bomba em Hiroshima, havia toda uma gama de consequências internacionais e de longo alcance que precisavam ser consideradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com