TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 17 - A Saga Dos Planos Heterodoxox

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Cap. 17 - A Saga Dos Planos Heterodoxox. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  4.082 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo capitulo 17:

A saga dos planos heterodoxos: A economia brasileira de 1985 a 1994

A economia na nova republica teve o combate à inflação como o seu objetivo principal, entre eles teve vários planos de estabilização alguns exemplos principais foram:

-cruzado, Bresser, verão, Collor I, Collor II, real. Alguns elementos principais Heterodoxia: para estes a inflação não decorre de excesso de demanda provocado pela emissão de monetária. Essa é vista como uma decorrência da inflação. Assim a inflação poderia ser combatida sem o apelo ao controle da demanda, isto é, não haveria necessidade de uma política recessiva. O congelamento de preços e salários é um tipo de medida (política de rendas) característico dessa corrente. E a inflação inercial que juntos tinham o objetivo de congelamento dos preços. Neste período ocorreram várias oscilações na inflação e no crescimento econômico do país.

Até o governo de Collor o Brasil estava excluído do fluxo de capitais internacionais. No governo de Sarney podemos perceber um significativo aumento na inflação ela permanecia elevada mesmo com a persistência do quadro recessivo durante um bom tempo. E cada vez mais a inflação ia subindo, as finanças públicas cada vez mais danificadas, Esse processo parece estar relacionado ao sucessivo choque externo e interno. A década de 80 mostrava que a taxa de inflação na economia brasileira não estava relacionada com o nível de atividade econômica. Assim não se verificava a chamada curva de Phillips, com a inflação se manifestando quer na expansão, quer na recessão. O cenário político fica mais incerto quando o presidente indicado pelo colégio Eleitoral- Tancredo Neves- adoece as vésperas da posse e assume em seu lugar o vice- presidente José Sarnei, sendo que logo em seguida o presidente falece e o vice é confirmado no cargo. O ano de 1985 foi marcado por uma série de definições e mudanças de rumo na política econômica. O então ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, era adepto do gradualismo de cunho ortodoxo no combate a inflação, enquanto o ministro do planejamento, João Sayad, assessorado por economistas da chamada “corrente inercia lista”, defendia os choque heterodoxos. No final do ano de 1985, varias medidas foram tomadas a fim de preparar a economia para um plano heterodoxo, destacando-se um pacote fiscal no final do ano, que visava ampliar a arrecadação, e vinculação de alguns preços controlados por governo á ORTN, como forma de aumentar a sincronia dos reajustes.

Plano cruzada

A aceleração inflacionaria no final do ano anterior e inicio de 1986 levou ao lançamento do plano cruzado ele introduziu uma nova moeda, substituindo o cruzeiro pelo cruzado e definiu regras, as principais medidas foram :Quanto ao salario, este deveria ser convertido pelo poder de compra dos últimos seis meses mais um abono de 8% e para o salario mínimo este abono seria de 16%; Quanto aos preços, estes foram congelados no nível da 28-2-86, com exceção da energia elétrica, que obteve um aumento de 20%.

Plano Bresser

A experiência e o fracasso do plano cruzada deixaram algumas sequelas importantes. Deve se destacar a introdução de um novo elemento a influir no comportamento dos agentes econômicos. O lançamento da cruzada II, jogou a opinião pública contra o governo, que era visto cada vez mais como enganador e manipulador. Quando o Ministro Bresser assumiu, sinalizou rumo á ortodoxia com uma minidesvalorização de 7, 5% do cruzado em primeiro de maio e com promessas de austeridade fiscal.

As principais medidas para o plano Bresser de emergência foram:

-O congelamento de salários durante três meses, com a resídua inflacionária senda paga em seis parcelas a partir de setembro;

-O congelamento de preço por três meses, sendo que vários preços foram aumentados antes do plano;

-Mudança da base do índice de preços ao consumidor, sendo que os aumentos foram incorporados á inflação de junho, de modo que se sobrecarregasse a inflação de julho;

-Alugueis congelados no nível de junho sem nenhuma compensação;

-Os contratos financeiros pós- fixados foram mantidos;

-Criação da Unidade Referencial de Preço que corrigiria o salário dos três meses seguintes.

Plano Verão

Ao longo de 1988, o Ministro Mailson adotou a chamada política FEIJÃO COM ARROZ, referindo se que nenhuma mágica iria ser tentada, rejeitava- se a ideia de choque heterodoxos e visava- se estabilizar a inflação.

O Plano Verão, a exemplo do plano Bresser, continha tanto elementos ortodoxos como heterodoxos, visando evitar erros do Plano Cruzada. Os salario foram convertidos pela média dos últimos 12 meses mais a aplicação da Unidade Referencial de Preços de janeiro, essa forma de conversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com