TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap 8

Trabalho Escolar: Resumo Cap 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 11

Departamentalização

 Departamentalização e quando a empresa é muito pequena e composta por poucos órgãos ou pessoas, o arranjo formal para definir e agrupar suas atividades torna-se pouco necessário ou irrelevante. Aí ocorre a divisão do trabalho organizacional no sentido horizontal.

O desenho departamental é mais conhecido como departamentalização ou divisionalização. A departamentalização é uma característica típica das grandes empresas. As empresas não usam apenas um tipo de departamentalização, mas usam e combinam todos os tipos descritos para sintonizar as diferentes partes com as diferentes condições existentes.

Departamentalização funcional

 Recebe o nome de agrupamento por função, departamentalização por funções ou ainda estrutura funcional. É a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas juntas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional, entre as quais finanças, recursos humanos, mercadologia, produção.

A departamentalização funcional consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.

Departamentalização por base territorial

 A organização na base da localização geográfica ou territorial requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

A departamentalização por base territorial é utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos.

Opções departamentais

 A departamentalização forma o tipo de diferenciação que predomina no nível intermediário das empresas. Assim, uma empresa se departamentaliza funcionalmente, seja por produto, localização geográfica ou projeto ou outros, tendo em vista os critérios de interdependência entre as variáveis organizacionais mais importantes para alcançar os seus objetivos empresarias.

Critérios para avaliar a departamentalização

 Existem alguns critérios para avaliar a departamentalização, todos eles baseados na interdependência. Os critérios de interdependência mais importantes são quatro: Interdependência do fluxo de trabalho, Interdependência no processo, Interdependência de escala e Interdependência sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com