TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo 9 Plt 111

Casos: Resumo Capitulo 9 Plt 111. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional - Resumo Capítulo 9 - Motivação

Todo administrador devem se perguntar : o que faz com que os indivíduos trabalhem para que a empresa produzam os resultados esperados. As respostas são as mais variadas, outras desconcertantes. Na visão de Maslow ,quando nós analisamos as motivações do homem, estamos lidando com sua própria essência.

Abordagem clássica

A abordagem clássica está calcada nos princípios da administração científica. Frederick W. Taylor percebeu que o trabalhador médio produzia menos do que seria capaz com o equipamento da época. Ele dizia que se o trabalhador diligente predisposto a maior produtividade, no final sai ganhando a mesma coisa que seu colega ,menos interessado e menos produtivo.Portanto a solução era criar condições de pagar mais àquele que produzisse mais. A abordagem clássica ainda é utilizada no mundo dos negócios, sua premissa é a de que o dinheiro é o melhor dos motivadores. Segundo Chris Argyris todo o individuo é motivado pelo aspecto pecuniário e que o mesmo escolhem racionalmente a alternativa que lhe é mais promissora profisionalmente.

Teoria das necessidades humanas

Essa teoria foi desenvolvida por Abrahan H. Maslow. Segundo ele o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência, significa que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita. McGregor resumiu a teoria de Maslow em cinco níveis, sendo eles:

Necessidades fisiológicas: É um processo que não tem fim, é contínuo desde o nascimento até a morte. Incluii fome, sede, amor, abrigo, proteção e outras necessidades corporais.

Necessidades de segurança: São necessidades de proteção contra o perigo e contra danos físicos e emocionais. Não é preciso frisar que as necessidades de segurança podem ter grande importância dentro da empresa, pois todo empregado industrial está em relação de dependencia.

Necessidades sociais: São necessidades de participação, de associação, de amizade, um sentimento de pertencer a um grupo. Muitos estudos mostram que o grupo de trabalho unido é muito mais eficiente para a realização dos objetivos da organização do que individuos isolados.

Necessidades do ego: São necessidades que de maior importância para a administração e para o homem, essa necessidade pertence a duas classes:

1 - Necessidades relacionadas ao amor própio - auto confiança, realização, competência, conhecimento, independência.

2 - Necessidades relacionadas com a reputação - status, reconhecimento, aprovação, respeito.

Necessidades de auto-realização: É necessidade de tornar tudo aquilo que se é capaz de ser. Inclui crescimento, alcance do próprio potencial e auto-desenvolvimento. A privação que a maioria das pessoas experimentam com respeito a necessidades de nível inferior desvia suas energias para a luta pela satisfação daquelas necessidades. Sendo assim, a a auto-realização permanecer inativa.

Teoria dos dois fatores

Foi proposta por Frederick Herzberg, conhecida também como teoria da higiene-motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com