TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo 19

Ensaios: Resumo Capítulo 19. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 19

Métodos de custeio – custeio baseado em atividade – ABC aplicado à Logística

A tomada de decisões, bem como a implementação de ações que assegurem a continuidade das empresas, sempre fez parte do cotidiano de seus proprietários e administradores, indo além da simples busca de sobrevivência. Tendo esse cenário como pano de fundo, as empresas interagem, buscando diferenciar-se entre si como parte das estratégias para assegurar a sua continuidade.

O contexto mundial exige das empresas uma mudança de paradigma, que impõe a necessidade de, entre outros quesitos, adotar uma visão que não adianta apenas avaliar a empresa como um todo, mas há a necessidade de avaliar seus processos/atividades, tanto em nível de custos/despesas, quanto em nível de resultados econômicos.

Uma das razões pelas quais os sistemas contábeis não atendem às necessidades dos gestores da Logística é que os métodos utilizados pela maioria das empresas, muitas vezes, são obsoletos e necessitam ser modernizados, pois não geram relatórios adequados e oportunos, com informações, tais como, por exemplo, de relacionamento por cliente, região, canal etc., além de utilizar critérios arbitrários para alocar os custos indiretos.

19.1 Métodos de custeio

Os Métodos de Custeio estão relacionados à forma de atribuir os custos aos produtos ou outros objetos, tais como: clientes, regiões, canais de distribuição etc. São adotados visando a orientar o tomador de decisões na escolha da melhor alternativa para a solução de um problema e, se necessário, efetivar ações corretivas, em caso de resultados não planejados.

19.1.1 Custeio variável

Esse método preconiza a segregação dos custos em fixos e varáveis. É importante frisarmos que, para a valorização dos estoques, só serão atribuídos aos produtos os Custos Variáveis, sendo os Custos Fixos tratados como custos do período, indo diretamente para a Demonstração de Resultado.

19.1.2 Teoria das restrições

Uma variante do Método de Custeio Variável é a Teoria das Restrições (Theory of Contraints – TOC) desenvolvida pelo físico Eliyahu M. Goldratt, visando ao melhoramento contínuo das operações industriais. Seu objetivo é maximizar os ganhos das empresas, os quais considera que estão limitados por restrições. Caso as empresas não tivessem como obstáculos algumas restrições, os ganhos seriam infinitos.

19.1.3 Custeio direto

Os Custos Diretos envolvem os gastos específicos ou identificáveis diretamente a um centro de custos, atividade ou objeto específico. Por exemplo, os custos de transportes podem ser diretos para cada cliente, evitando, assim, o efeito médio dos custos de transporte de todos os clientes, o número real de remessas, distância, tamanho da remessa, peso e cubagem da carga estão implícitos no cargo real do frete. Desse modo, remessas de quantidades pequenas para clientes distantes não são subsidiadas por remessas de quantidades maiores para clientes próximos. Além disso, o movimento adicional e o transporte das remessas diretamente a clientes de estoques rebalanceados já estão incluso na negociação de frete.

19.1.3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com