TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo 9

Dissertações: Resumo Capítulo 9. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos fatores para sustentar uma empresa no mercado mudou. O foco que era na qualidade do produto, passou a ser no relacionamento com o cliente, pois o mercado percebeu que a visão do cliente é muito importante.

Os canais de acesso representam o diálogo constante cliente-empresa-cliente. Podem ser classificados como infra-estrutura e recursos humanos.

Os fatores virtuais e físicos foram classificados como a infra-estrutura do acesso do cliente à empresa: canais, formulários e padrões de atendimento, equipamentos e softwares.

Na abordagem tradicional dos canais de acesso, é possível ainda identificar: o contato pessoal por meio da força de vendas e gerentes de contas; o contato postal via correio; o contato telefônico e por fax (SAC); internet; correio eletrônico.

Atualmente é possível, com um baixo custo sobre Internet: falar ao telefone com o cliente; gerenciar o SAC; atender correio eletrônico; manter chats e conferência online.

Os canais de acesso atuais não são muito presenciais, mas são diretos, em tempo real e exigem velocidade, continuidade e integração. Também podem ter diferentes perfis:

Perfil presencial é aquele que tem o contato entre o cliente e o representante da organização em entrevistas individuais, reuniões, etc.

Perfil não-presencial é aquele que o cliente pode se manifestar e ser atendido pelos meios de comunicação.

Alguns dos canais de acesso mais utilizados são:

• Serviço 0300 (serviço de telefonia de alta tecnologia, qualidade e baixo custo. Pode ser disponibilizado para compra ou solicitação de serviços e produtos. Também disponibiliza aplicações e informações);

• Serviço 0800 (é um dos serviços mais utilizados de telefonia avançada. Para reclamações, somente ele pode ser utilizado.);

• Telemarketing (as empresas que trabalham com marketing definem o telemarketing ora como canal de comunicação, ora como canal de vendas. Atualmente tem perdido muito de credibilidade e de confiança.)

• Help-desk (serve para todos os tipos de negócio e portes empresariais.);

• Call center (negociações de dividas, cobranças, encerramento de contas bancárias, suspensão de cartões de crédito, suporte para campanhas em televisões, rádios, jornais e revistas.)

No Brasil foi instituído o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Seriedade, rigorosidade e efetividade do processo para a obtenção desse prêmio conduziram o Brasil ao reconhecimento dos maiores foros internacionais. As empresas que fazem jus ao premio são consideradas modelos organizacionais de nível mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com