TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS (EJA): SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE NA EJA

Monografias: EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS (EJA): SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE NA EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 4

A prática educativa é um desafio, o educador consciente passa grande parte do seu tempo questionando-se, revendo conceitos; busca dar o melhor a seus educandos.

Para Paulo Freire, é ingenuidade dar à esperança um poder absoluto de resolução de conceitos, concepções e conteúdo, no entanto, se aliadas a ela encontram-se o esforço, a capacidade, a persistência e humildade, o educador está no caminho certo.

As constantes transformações nas áreas econômica, política, social, tecnológica e cultural da sociedade atual, implicou na adequação da escola conforme as exigências do mundo do trabalho e influenciou a educação. Decorrentes a essas mudanças surgiram novos desafios, no final do século XX, a escolarização passou a ser exigida no mundo do trabalho e aumentou a demanda da educação de jovens e adultos na sociedade.

A LDB, em seu artigo 38, determina que, o nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, a idade seja, 15 e 18 anos. E de acordo com a Deliberação n. 088/00,do CEE-PR, o ingresso na EJA pode se dar aos 14 anos para o Ensino Fundamental e aos 17 para o Ensino Médio. Esta faixa etária exige várias alterações frente a essas mudanças, passa a exigir também um ensino voltado para o campo da pesquisa e ao trabalho criativo.

A LDB também ressalta que há a necessidade dos professores de se adequarem à nova realidade da modernidade:

Art.61: A formação de profissionais da educação de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando terá como fundamentos:

I- A associação entre teoria e prática inclusive mediante a capacitação em serviço;

II- Aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.

Art.62: A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em cursos de licenciatura, de graduação plena, em universidades e Institutos Superiores de Educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a na modalidade Normal.

Portanto a escola atual é, uma novidade social e cultural, do qual o desempenho do professor não pode ser uma simples questão de formação teórica como também o desempenho do aluno, não pode ser considerado como uma simples questão de motivação de esforços individuais.

Com relação à qualidade da formação para atuação na EJA, faz-se necessário uma qualificação dos profissionais envolvidos neste processo, é fundamental que a equipe docente esteja bem preparada, por este motivo é extremamente importante uma formação continuada, do qual todos tenham a oportunidade de repensar a sua prática. A formação continuada é um processo possível para a melhoria da qualidade do ensino, dentro do contexto educacional contemporâneo.

Para Paulo Freire a formação continuada é uma conquista da maturidade, da consciência do ser. Quando a reflexão permear a prática, docente e de vida, a formação continuada será exigência para fazer do homem atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade.

A EJA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com