TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Saberes Da Atividade Docente

Artigo: Os Saberes Da Atividade Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

O saber docente refere-se a uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor que é tomado como mobilizador de saberes.

Diante da complexidade da prática pedagógica e os saberes docentes, resgatam o papel do professor apontando, a importância de se pensar a formação numa interpretação que vá além da acadêmica.

O professor ao longo de sua carreira adquiri saberes que adéqua aos objetivos ,conteúdos e métodos, diante do que o mercado educacional exige.

O professor deve ter uma visão futurista, coligada a uma atitude crítica que pressupõe uma capacitação metódica.

Devemos lembrar que a relação com as famílias exige preparo e critérios de todos que trabalham na educação.

Mas os saberes escolares de acordo com a sua pertinência diante da realidade, não consegue remediar a função docente que age com um olhar especial. Mesmo porque o docente prepara o sujeito de acordo com a concorrência impiedosa do mercado de trabalho.

Durante o exercício da docência os professores passam a ter diversos tipos de saberes como: experenciais, disciplinares, profissionais e curriculares.

No entanto, quando os professores realizam os saberes da experiência todos os demais saberes transformam-se e passam a integrar a identidade do professor,tornando-se um elemento importante nas práticas e decisões pedagógicas que passam a ter um saber original.

A prática pedagógica de certa forma resgata o papel do professor,considerando a formação em uma abordagem ampla além da acadêmica.Que envolve o crescimento pessoal, profissional e administrativo da prática docente.

Diante das histórias de vida de cada professor, os mesmos diante de uma abordagem teórico-metodológica encontram o seu próprio espaço diante das suas experiências.

Os sabres docentes podem e devem ser inserido em nossa realidade como proposta curricular,pois as experiências dos docentes devem ser valorizadas uma a uma. Mesmo porque trazem experiências diversificadas e únicas e que terão a sua importância para a legitimidade do saber.

Os professores mudaram,pois o saber docente apresenta-se de forma diferente diante das influências da Literatura e das pesquisas. Tratando-o como um profissional que consegui desenvolver o conhecimento através da sua prática e nas adversidades profissionais.

BIBLIOGRAFIA:

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-saber-docente.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com