TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Algumas Questões Da Agenda Sindical Nas últimas décadas

Por:   •  19/8/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde e Segurança do Trabalho

EPI’S

Conforme a NR 06 (norma regulamentadora), EPI é todo e qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Sendo, a empresa, obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que, as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e para atender a situações de emergência.

Cabe ainda para a empresa, exigir o uso dos EPIs pelos seus funcionários durante a jornada de trabalho, realizar orientações e treinamentos sobre o uso adequado e a devida conservação, além de substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. Como em todas as relações empregador – empregado, os trabalhadores têm seus direitos e deveres, nessa situação não é diferente, sendo responsabilidade dos empregados, usar corretamente o EPI, e, apenas durante o trabalho, mantendo sempre em boas condições de uso e conservação.

Abaixo, estão listados os principais itens de EPI disponíveis, além de informações importantes para assegurar a sua identificação e o uso correto.

PROTEÇÃO DA CABEÇA

Capacete – proteção do crânio contra impactos, choques elétricos e no combate a incêndios.

Capuz - Proteção do crânio contra riscos de origem térmica, respingos de produtos químicos e contato com partes móveis de máquinas.

PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE

Óculos - Proteção contra partículas, luz intensa, radiação, respingos de produtos químicos.

Protetor facial - Proteção do rosto

PROTEÇÃO DA PELE

Proteção da pele contra a ação de produtos químicos em geral;

Grupo 1 - creme água resistente;

Grupo 2 - creme óleo resistente;

Grupo 3 - cremes especiais.

PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

Luvas de proteção, mangas, mangotes, dedeiras - Proteção de mãos, dedos e braços de riscos mecânicos, térmicos e químicos.

PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

Calçados de segurança, botas e botinas - Proteção de pés, dedos dos pés e pernas contra riscos de origem térmica, umidade, produtos químicos, quedas.

PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL

Cintos de segurança tipo páraquedista e com talabarte, trava quedas, cadeiras suspensas - Uso em trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com