TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De EPA

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De EPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do 1º e 2° cap. do livro Administração: Teoria e Pratica no Contexto Brasileiro – 2º Edição – Sobral, Filipe

Capítulo 1

Introdução à Administração e às Organizações

A organização é estruturada por um conjunto de pessoas com objetivos comuns, tem estruturação organizacional, podemos citar como exemplos: definição de regras, procedimentos, funções e hierarquia entre outros. Os administradores são responsáveis, pela progressão e sucesso na organização.

Administração "Processo de coordenação dos trabalhos dos membros de uma organização e locação dos recursos organizacionais, para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. (Filipe Sobral)

Eficácia: Capacidade de realizar as atividades da organização, de modo a alcançar os objetivos estabelecidos.

Eficiência: Capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização do seu recurso

As organizações são divididas em três níveis:

• Estratégico: são administradores responsáveis, pelas tomadas de decisões.

• Tático: são os gerentes responsáveis por alguma área especifica da organização.

• Operacional: É o nível de supervisão que atua na linha de frente, por coordenar e executar algumas demandas e atividades das organizações.

Planejar: Determinar metas e como alcança-las. Cabe também desenvolver planos de ação que organizem as atividades.

Organizar: Definir atividades e autoridades aos envolvidos. Criar a estrutura da organização.

Dirigir: Lidera, motiva e da um norte aos empregados, trata conflitos e cria um ambiente adequado para o trabalho.

Controlar: Acompanha e examina o desempenho nos negócios, compara indicadores e corrige problemas.

Os Administradores se enquadram nestas funções, o nível de hierarquia é o que define se mais dirige ou mais planeja. Níveis mais altos tem o foco maior no plano planejamento. Suas atividades variam conforme o nível organizacional.

O tempo empregado em cada atividade depende da dimensão da empresa.

As principais áreas do negócio são:

 Produção/Operações: Produz bens e presta serviços. Planeja produtos como criar, desenvolver e o potencial de comercialização. Define etapas desde compra da matéria prima, construção do produto e controle de estoque.

 Comercial e Marketing: Capita e busca fidelizar clientes. Tem como atribuições analisar o mercado. Desenvolve produtos e alinha preços conforme tendências.

 Financeiro: Capta e investe com eficácia os recursos da empresa para alcançar seus objetivos como empresa. Cria relatórios que demonstram a situação da empresa. Controla a saúde financeira, riscos e maneira adequada de investir. Define politicas relacionadas a financiamentos e repartição dos lucros.

 Área de recursos humanos: Seu objetivo principal é o foco na gestação de pessoas preparando e desenvolvendo o funcionário de acordo com a politica da empresa, aperfeiçoando suas habilidades e competências na organização.

Sendo que o administrador pode exercer alguns papeis na organização:

Líder, supervisor, disseminador de informação interna ou externa, coordenador, gerência e empreendedor. O papel do administrador depende de sua posição hierárquica.

O Modelo de administração no Brasil apresenta alguns traços característicos cultural do país segundo quatro grandes subsistemas: o institucional, o pessoal dos lideres e liderados.

Exemplos do sistema de ação cultura brasileira:

 Concentração de poder

 Personalismo

 Postura de espectadores

 Aversão ao conflito

 Formalismo

 Lealdade às pessoas

 Paternalismo

 Flexibilidade

 Impunidade

Capítulo 2

A Evolução do pensamento em administração

O estudo das teorias em administração traz consigo grandes avanços nos campos conceituais e práticos, analisando o pensamento e a evolução dos princípios administrativos, o enfoque do estudo principal teve como objetivo de aguçar o estudo da administração apontando a compreensão e os limites que a concentração teórica, em seu conceito na pratica. Administração realizada na pratica representa um aprendizado para a humanidade, estando atual nas formas de organização de sociedades.

A evolução do pensamento em administração em um determinado momento é intimamente relacionada com as condições socioeconômica da sociedade. Com o passar dos anos, teorias clássicas necessitam modernizações, ao se tornarem antiquadas às diferentes mudanças sofridas na sociedade, tais como relacionamento entre pessoas, formas de poder e liderança, avanço tecnológico e econômico.

As principais escolas do pensamento administrativo analisadas são: escola clássica de administração, escola comportamental, a escola quantitativa e a escola contingencial.

Escola clássica de administração

Seus principais apoios foram desenvolvidos por autores diretamente ligados com a prática gerencial, buscando desenvolver princípios racionais que levariam administração mais eficiente.

São divididas em três correntes:

 Movimento de administração científica.

 Gestão administrativa.

 Teoria da burocracia.

Escola Comportamental de administração

A escola comportamental de administração busca em sua teoria analisar o impacto do comportamento humano nas empresas, em sua abordagem procura identificar como ser humano não são apenas influenciados por estímulos econômicos, mas atendem a outros fatores de ordem social e psicológica.

Duas marcantes correntes para o desenvolvimento dentro da escola comportamental esta centrado no lado humano e subjetivo das organizações:

• Movimento das relações humanas

Surge a partir dos resultados de uma pesquisa de campo na fábrica da Western Eletric em Hawthorne, em Chicago nos Estados Unidos com a realização dessas pesquisas surge as bases para o desenvolvimento das relações humanas, o objetivo principal consistia em verificar os efeitos da iluminação no local de trabalho, buscou observar comportamento de cada trabalhador com mudanças nos horários de intervalo, lanches incentivos etc.

• Abordagem comportamental

Os estudos comportamentais vão propor as medidas de modificação no ambiente de trabalho e em suas estruturas organizacionais, alinhando conforme as necessidades do desenvolvimento do trabalhador.

Escola quantitativa

A escola quantitativa apresenta em seu contexto uma contribuição nos complexos de modelos matemáticos na analise de problemas organizacionais, tendo como foco auxiliar na resolução de problemas nas empresas.

A escola quantitativa é dividida em três correntes: pesquisa operacional, gestão de operação e sistemas de informação gerenciais.

• Pesquisa operacional

Os moldes de pesquisas operacionais direcionam o administrador uma forma sistemática e cientifica de resolver problemas em um ambiente coorporativo conturbado por conflitos.

• Gestão de operação

Foco nos processos de operação de transformação de materiais, trabalho e capital buscando a otimização das operações por meio de recursos utilizados para gerar bens e serviços.

• Sistemas de informação gerenciais

O principal objetivo é monitorar, processar e coletar dados de informações para transformar em uma informação acessível e benéfica para todos os níveis hierárquicos.

Escola Contingencial

Em sua teoria há uma técnica presente para o alcance dos objetivos da corporação:

• Teoria de sistemas

Apresenta uma nova forma de visualizar e interpretar as empresas contribui para uma abrangente visão interna e externa, tal enfoque tem como proposito visar á organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas.

Propõe na teoria de sistemas que corporação deve ser vista como sistemas abertos, buscando melhorar sua forma de organização em termos de alcance de suas metas.

O principal objetivo deste capítulo foi apresentar os pensamentos administrativos caracterizados por diversas mudanças de cenários e suas formas de adaptação. O foco nos princípios gerais da administração suas teorias e escolas administrativas os fatores do comportamento humano em constante aprimoramento nos ambientes corporativos pelos presentes estudos apresentados.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »