TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Ergonomia Saude Do Trabalhador

Casos: Resumo De Ergonomia Saude Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

Um dos principais papéis na vida do ser humano é o trabalho, uma vez que é através dele que satisfazemos nossas necessidades e temos reconhecimento e honra. Porem com a busca pela satisfação dos consumidores e de grande retorno financeiro, o trabalho também pode ser fonte de problemas que afetam a saúde, não apenas fisicamente como também psicologicamente.

Para o Ministério da Saúde são considerados trabalhadores todos que exerçam atividade para sustento próprio e/ou de seus dependentes, seja qual for à inserção no mercado de trabalho. Assim o Ministério do trabalho tem como objetivo regular as relações entre empregadores e trabalhadores e normatizar condições de segurança e saúde no trabalho fiscalizando os ambientes, com base na Portaria n°3.214/09 que possui normas regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho. Essa legislação prevê direitos importantes aos traba¬lhadores, como: exames médicos realizados e custeados pela empresa quando da admissão, periodicamente e na demissão; acesso a ambientes de trabalho saudáveis e protegidos; equipamentos de proteção individual, se necessário; informação quanto aos riscos à saúde existentes no trabalho, etc.

Já na Saúde publica é preciso reconhecer as condições de trabalho do individuo, podendo assim investigar os riscos que este se expõe. Antigamente o SUS tinha dificuldade em dar atenção à saúde do trabalhador, sendo assim, em 2002 o Ministério da Saúde criou a Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde dos Trabalhadores (RENAST), com a finalidade de capacitar as equipes de Saúde da família na execução de ações em saúde dos trabalhadores, atuando principalmente como agentes da promoção e prevenção à saúde.

Com as longas jornadas de trabalho, o trabalho repetitivo, o uso de mobiliário, equipamentos, instrumentos e movimentos inadequados, aumentaram o numero de doenças relacionadas ao trabalho, além disso, aumentou as chances de acidentes causadores de incapacidade e diminuiu a produtividade do trabalhador.

São varias as doenças relacionadas com o trabalho, como por exemplo, perda da audição induzida pelo ruído (PAIR), intoxicação pelo chumbo (comprometendo os sistemas nervoso, gastrintestinal, renal, etc), intoxicação por agrotóxicos (podem causar confusão mental, hipertensão arterial, convulsões e possui efeitos carcinogênicos, etc), dermatoses ocupacionais (causadas por agentes químicos, biológicos e agentes físicos, etc), pneumocomioses (doenças respiratórias causadas pela reação do organismo á presença de poeiras fibrogênicas, por exemplo: o silicone).

Dentre as principais doenças que acometem o trabalhador estão às lesões por esforço repetitivo (LER), hoje denominado como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), podendo afetar trabalhadores de diversos ramos de atividade. As LER/DORT são caracterizadas pelo desgaste de estruturas musculoesqueléticas, causam dor crônica e compromete a realização das atividades, o que muitas vezes é confundido com comodismo. Em função disso, surgem os sintomas de depressão. De acordo com Oliveira, as LER/Dort atingem trabalhadores de diversas áreas, principalmente as que exigem movimentos de repetição, força e velocidade.

As principais LER/Dort que acomete os trabalhadores são:

• Sinovite: inflamação da membrana sinovial;

• Tendinite: inflamação dos tendões;

• Tenosinovite: inflamação da membrana que recobre os tendões;

• Sindrome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com