TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saude Trabalhador

Por:   •  24/9/2016  •  Resenha  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR

CURSO: ENFERMAGEM 5º PERÍODO

CARLENE DE JESUS ALVES DA SILVA

INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

SÃO LUÍS – MA

2016    


CARLENE DE JESUS ALVES DA SILVA

INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

                                                                                                                                                                           Trabalho apresentado à disciplina de Saúde do Trabalhador. Ministrada pela docente Tatiana Soares, como requisito para obtenção de nota.

SÃO LUÍS - MA

2016


INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

RESUMO:

     Trata-se de um breve histórico sobre a introdução à saúde e segurança no trabalho, onde consistem numa disciplina de âmbito alargado, que envolve muitas áreas de especialização. A saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores, ou seja, da “pessoa no seu todo”. As condições de trabalho deficientes afetam a saúde e a segurança do trabalhador podendo ocasionar consequências graves para os trabalhadores, para as suas famílias e para outras pessoas da comunidade, bem como para o ambiente físico que envolve o local de trabalho. Considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa plantação, num escritório, numa fábrica, etc. Desta forma, os ambientes laborais devem ser seguros e saudáveis. Mas na verdade, não é essa a situação para muitos trabalhadores. Todos os dias, trabalhadores de todo o mundo expostos a múltiplos riscos para a saúde, tais como: poeiras, gases, ruído, vibrações e temperaturas extremas. De certo modo, alguns empregadores assumem poucas responsabilidades relativamente à proteção da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. De facto, os empregadores, em algumas situações nem sequer têm conhecimento de que têm responsabilidades, muitas vezes, legal, de proteger os trabalhadores.

Por fim, traz a situação atual dos custos dos acidentes ou doenças profissionais que provocam múltiplos efeitos graves, diretos (sofrimento humano) ou indiretos. Os empregadores, os trabalhadores e os sindicatos ponham um forte investimento e envolvimento nas questões de saúde e na segurança, e que os programas eficazes de saúde e segurança no local de trabalho podem ajudar a salvar as vidas dos trabalhadores, através da eliminação ou redução dos riscos e das suas consequências.

Levanta algumas questões como identificar a causa dos acidentes e da doença profissional, onde existe uma série de fatores não evidentes, por trás do acidente, que o provocou. Frequentemente, os acidentes são provocados indiretamente por negligência, por parte do empregador, por não ter fornecido a formação adequada, ou por não ter fornecedor, ter prestado informações erradas sobre o produto, etc. A exposição a riscos no local de trabalho pode provocar doenças profissionais graves, sendo muitas vezes difícil de determinar. Os fatores consistem no período de latência (o fato de poder demorar anos até que a doença produza um efeito perceptível ou visível na saúde do trabalhador), a mudança de emprego ou os comportamentos pessoais (como o consumo de tabaco e de álcool), aumentam ainda mais a        dificuldade de interligar as exposições do local de trabalho a uma manifestação de doença.

Na busca de soluções no cotidiano do ambiente de trabalho, é fundamental a importância do empenho dos órgãos de gestão, para desenvolver um programa de saúde e segurança bem sucedido, é essencial que exista um forte empenho por parte dos órgãos de gestão e a participação do trabalhador no sentido de criar e manter um local de trabalho seguro e saudável. Além, da importância da formação adequada e eficaz é uma componente chave para qualquer política de saúde e segurança.


  1. Descreva o seu trabalho?

     Trabalho em atividades domestica e estudo. Minhas atividades diárias são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com