TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia - Saúde do Trabalhador

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde do trabalhador: trabalhador: toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho.

Saúde e a doença: processos dinâmicos, estreitamento articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico.

MTE- Ministério do trabalho e emprego  – tem o papel de realizar a inspeção e a fiscalização das condições e dos ambientes de trabalho em todo o território nacional.

INSS -  Instituto Nacional do Seguro Social – responsável pela pericia medica, reabilitação profissional e pagamento de benefícios.

CAT-Comunicado de Acidente de Trabalho -  Deve ser sempre emitida, independente da gravidade do acidente ou doença. *ate o 1° dia útil seguinte ao acidente. (+ 15 dias : afastamento INSS)   (15 dias : empresa paga)

LOS – Lei orgânica da saúde – regulamentou o SUS e suas competências no campo da saúde do trabalhador: considerou o trabalho como importante fator determinante/condicionante da saúde.

MMA – Ministério do Meio Ambiente – trabalha em sintonia com setores do governo, em especial da saúde, educação e trabalho. (ex: uso de agrotóxico nos produtos: alimentos)

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco no local de trabalho.

Se Manifesta de forma Lenta, podendo levar anos.

Riscos presentes:

Agentes Físicos: Calor, frio ruído, vibração, umidade..

Agentes Químicos: neblina, poeira, substancia tóxica, gases..

Agentes Biológicos: Bactérias, fungos, vírus, parasitas..

Organização e conteúdo do trabalho e fatores psicológicos: pressão da chefia, levantamento de peso indevido, divisão do trabalho, postura..

Clima Organizacional: Humilhação, assédios, medo, tensão, grito..

Problemas crônicos : Respiratório, auditivo, Ler (lesão por esforço repetitivo), dort ( distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) : formigamento, dormência, fadiga muscular. Psicológicos.

Estresse:  Combinação de reações fisiológicas, comportamentais, psicológicas e mentais. Apresentada quando uma pessoa se confronta com uma situação que a irrite, amedronte, confunda ou a faça feliz. EXEMPLO: Pressão, competição, exigência, ameaça, conflito.

Causa do extresse: Mudança, Sobrecarga, Medo, transito, assedio Moral.

Sintomas do estresse:

Emocionais: Medo, ansiedade, tristeza, cansaço, raiva..

Mentais: TAG(transtorno de ansiedade generalizada), pânico , fobia , depressão, insônia.

Comportamentais: bruxismo, indecisão, esquecimento.

Físicos: alteração de peso, taquicardia, alergia, infecções, gripes.

QVT: A Qualidade de Vida no trabalho: forma de pensamento envolvendo pessoas;

Preocupação com o bem estar dos trabalhadores

Eficácia organizacional dos trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com