TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Filme Escritores Da Liberdade

Artigos Científicos: Resumo De Filme Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  4.544 Visualizações

Página 1 de 3

escritores da liberdade

Introdução:

O filme conta a história da professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. No inicio da relação da professora e os alunos não foi muito boa. Pois a professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão à frustrando. Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste.

Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro “O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.

Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite aos seus alunos se libertar de seus medos, anseios, aflições e inseguranças. Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião... Vão existir sempre e em todos os lugares e que quando se quer algo tem que se lutar ate o fim.

Desenvolvimento:

O filme traduz de forma coerente e real a problemática da educação pública americana para adolescentes em situação social de risco. Enfocando de maneira sucinta os problemas sociais como violência nas ruas, violência doméstica, preconceito racial, intolerância e acima de tudo o descaso de profissionais da área de educação que não acreditam mais nas atividades que executam. A professora Erin Gruwell, é inicialmente rejeitada pelos alunos mais através de uma nova didática consegue a confiança dos mesmos. A docente promove visita ao museu do holocausto e visitas culturais, compra livros como “O diário de Anne Frank”, para incentivar a leitura aos alunos, além de fornecer a cada um deles um diário para que pudessem registrar suas experiências.

A senhora G., como é chamada pelos alunos da sala 203, não desiste de seus objetivos mesmo diante do da negativa de seus colegas de profissão e do fim do seu casamento. Conseguindo desta forma que seus alunos da sala 203 se tornem estudantes aplicados e assíduos. Por fim, depois de conseguir a visita da protetora de Anne Frank, ela convence seus alunos a juntar suas histórias em um livro que dá nome ao filme “Escritores da liberdade”. Este filme mostra que todos são merecedores de se tornar cidadãos dignos e não devem ser julgadas por sua aparência, cor ou naturalidade e também que toda pessoa ou todo professor deve executar sua atividade da melhor forma possível e de forma ética, não visando somente retorno financeiro, mas ajudar aqueles que o rodeia fazendo a diferença na

profissão em que trabalha, um dos exemplos é quando um professor de Educação física encontra se em uma atividade onde não tem materiais, por sua vez deve ser criativo e inovar nos materiais para que a aula seja realizada de uma forma criativa e interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com