TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Escritores Da Liberdade

Ensaios: Filme Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O filme Escritores da Liberdade relata a vida de alguns jovens que sofrem preconceito em várias áreas no cotidiano, mas através de uma Professora exemplar que resolve ajudá-los mesmo não sabendo o que esses alunos sofrem todos os dias, eles vão melhorando a visão de mundo e percebendo que tudo na vida pode melhorar através dos estudos.

A metodologia utilizada foi o filme Escritores da Liberdade dirigido por Richard LaGravanense no ano de 2007, o nome original do filme é Freedom Writers.

2. DESENVOLVIMENTO

Entendemos da Pedagogia tradicional que o educador tenta ensinar os alunos através de memorização com repetições do conteúdo, sem se preocupar com a vida dos alunos fora da escola ou com a bagagem que carregam dentro de si, sem pretender qualquer transformação da sociedade.

A professora Erin procurou ajuda da direção da escola para conseguir materiais para melhorar suas aulas, mas não conseguiu, pois não acreditavam no potencial dela e nem dos alunos, então ela resolveu bancar a compra desses livros, começou a trabalhar em uma loja de sutiãs e logo depois de recepcionista em um hotel, com esses empregos conseguiu comprar o material que precisava.

Os alunos viviam praticamente as mesmas coisas desde a infância, mas tinham preconceito uns com os outros, então a Professora Erin desenvolveu alguns trabalhos para melhorar isso, começou com uma brincadeira, chamada A linha, ela colou uma faixa vermelha no chão e pediu para os alunos se aproximarem da faixa toda vez que a Professora perguntava algo que se relacionava à vida deles, através dessa brincadeira simples os alunos já perceberam que tinham muito em comum. Um outro trabalho que ela desenvolveu foi a dança, mesmo ela sendo branca mostrou para eles que também podia dançar e se aproximou mais de seus alunos. Através dos debates os alunos puderam expor suas opiniões e entender a situação do outro, para o quadro de preconceito diminuir. O projeto do diário foi muito interessante, ela levou alguns cadernos para a sala e comunicou que pegassem para escrever todos os dias e que podiam escrever o que quisessem, passado, presente ou futuro, no começo todos ficaram tímidos para pegar, mas logo decidiram que queriam ter essa experiência, a Professora Erin falou para deixarem os diários no armário dela quem quisesse que ela lesse; ela pensou que ninguém iria colocar seu diário lá e ficou surpresa quando viu todos em seu armário, através desse diário os alunos desabafaram e a professora ficou sabendo mais da história de vida de cada um.

A Professora Erin deu um livro a cada aluno, O Diário de Anne Frank, que conta a vida de uma garota de 12 anos que foi vítima da guerra, os alunos ficaram impressionados com a história, pois eles vivem em uma guerra todos os dias, gostaram tanto que um deles propôs que trouxessem a autora que ajudou Anne e a ideia deu certo, arrecadaram dinheiro e a trouxeram, todos ficaram maravilhados com a história de vida dela. O brinde de mudança foi muito interessante, pois levou os alunos a verem que eles são capazes de mudar, de melhorar, durante o brinde prometeram mudar as suas vidas em várias áreas.

A Pedagogia tradicional se diferencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com