TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Fundações

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Fundações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  3.040 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

As fundações hoje conhecidas podem ser divididas em alguns grupos, como: Fundações rasas, Fundações profundas, Tubulões, entre outras. Tem como objetivo receber as cargas provenientes do prédio, e distribui-las no solo, em outras palavras, a resistência da estrutura depende da fundação.

As rasas, ou diretas, tem como característica transmitir a carga ao terreno, por meio de sua base, na qual a profundidade adjacente é inferior duas vezes à menor dimensão da fundação. Pertence a esse tipo, as sapatas, os blocos, radiers, sapatas associadas, vigas de fundação e as sapatas corridas. Para utilizar-se dessa fundação tem-se que ter todo um estudo, a respeito da porosidade do solo, pois estes solos são potencialmente colapsíveis.

Os blocos, definido como fundação rasa, tem por característica a sua composição superficial de concreto, de forma que o concreto resista as trações provenientes do edifício, sem a necessidade da armadura. Tem como característica também, sua forma em bloco escalonado com um tronco de cone, sendo assim grande a área de contato com o solo, melhor distribuindo as cargas. As sapatas por sua vez, se utiliza de concreto armado, sendo que as cargas sejam resistidas pela armadura, e quanto a sua forma, normalmente apresenta a base quadrada, retangular ou trapezoidal. Resistem principalmente à flexão. Tem-se que ter uma atenção voltada ao fato da umidade do solo não corroer a armadura da sapata, usando-se aditivos no concreto.

Os alicerces são utilizados em pequenas construções, como sobrados. Constituídos de concreto ou alvenaria, e trabalham principalmente a compressão. É necessária a colocação de uma cinta, que são impermeabilizadas com camadas de argamassa hidrofugante, e pintura com emulsão asfáltica para evitar a umidade. As sapatas alavancadas são empregadas quando houver algum obstáculo no terreno, ou divisa do mesmo, provocando a peça não conseguir ter o centro de cargas, ai será necessário a implementação de uma sapata próxima por meio de uma viga alavancada. As sapatas corridas são semelhantes aos alicerces, recebe as cargas diretamente das paredes, quando as mesma forem mais carregadas ou os solos menos resistentes. As isoladas recebem as cargas apenas de um pilar, e tem como necessidade uma baixa quantidade de concreto, quanto a sua forma, geralmente é cônico retangular. As sapatas associadas é usada quando os pilares estão muito próximos, fazendo com que as bases das sapatas sobre poiam entre si. Resiste a grandes cargas estruturais, porém tem um gasto maior.

Outro tipo de fundação rasa é o radier, que é viável em poucas construções, e utilizado apenas quando o número de sapatas ocuparem cerca de 70% da área coberta pela construção, substituindo essa por uma única sapata, sendo como uma laje que recebe carga de todos os pilares. Esse tipo de fundação usa grande quantidade de concreto e é de difícil execução.

Voltando aos tipos de fundações, as profundas são bem diferentes das rasas, estas têm como característica distribuir as cargas pela sua base e superfícies laterais, trabalhando-se com estacas e tubulões. Na utilização das estacas não é necessária a descida de operário na fundação, portanto o procedimento é realizado todo com ferramentas e equipamentos. Podem ser usadas estacas de madeira, aço, concreto pré-moldado e concreto moldado. Sua forma é caracterizada pelo grande comprimento e pequeno diâmetro, e na sua superfície, um bloco de coroamento, usando concreto armado.

A estaca escavada mecanicamente sem lama é usada com perfuratrizes e profundidades de até 30 m, com diâmetros de 0,20 a 1,70 m, sendo mais comum até 0,50 m, já a estaca escavada com lama, tem todo um processo construtivo, como a escavação já tendo o preenchimento da estaca com lama betonítica previamente preparada, depois a colocação da armadura dentro da escavação cheia de lama e por fim o lançamento do concreto de baixo para cima.

As estacas raiz não se utilizam concreto, mas sim argamassa e tem como característica principal a injeção de ar comprimido após a moldagem do fuste, e no topo do mesmo. As estacas Strauss, possuem uma concretagem feita por apiloamento e retirada da tubulação, usando a perfuração com sonda. Deve-se ter uma atenção na retirada do tubo e com argilas moles ou areias submersas. As estacas apiloadas, conhecidas também como soquetão ou estaca pilão, tem como característica, a sua execução ser feita com a queda de um soquete de 300 a 600 Kg, abrindo um furo, que posteriormente é preenchido com concreto. Esse tipo de estaca só é possível à utilização em solos porosos e baixa resistência.

As estacas franki têm por característica cravar um tubo de revestimento com ponta fechada por meio de uma bucha recuperando na fase de concretagem. As estacas hélice contínua, por sua vez, é caracterizado pela escavação do solo com uma hélice em torno de um tubo vazado, injetando concreto na sua retirada através do tubo vazado, com diâmetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com