TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De HPA Aula 1 A 14

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De HPA Aula 1 A 14. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  9.265 Palavras (38 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 38

Aula 1

Funções Administrativas:

- Planejamento – Define onde a organização deseja estar no futuro e como fazer para chegar lá.

- Organização – Forma de coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros ou materiais), alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

- Liderança – Uso de influência para motivar os funcionários a atingir metas organizacionais. Criar uma cultura e valores comuns à empresa, transmitir a idéia dos objetivos organizacionais a todos os colaboradores e incluir neles o desejo de se desempenhar num nível mais elevado.

- Controle – Monitoramento das atividades dos colaboradores, verificação de que a empresa esteja na direção certa rumo a seus objetivos e efetuação de correção quando necessária.

Habilidades específicas do administrador:

- Conceituais (exigidas principalmente na alta administração)

- Humanas (exigidas principalmente na gerência média)

- Técnicas (exigidas principalmente nos níveis organizacionais mais baixos)

Aula 2

Modo de produção:

- Artesanal: produção pequena escala; trabalhadores altamente qualificados; uso de ferramentas manuais; fabricação conforme o gosto do “freguês”; os produtos são feitos um de cada vez; produtos são feitos por encomenda; artesão domina e realiza todo o trabalho; e o preço é mais alto.

- Industrial: produção em série (em grande escala); profissionais especializados projetam produtos e os trabalhadores não-qualificados ou semi-qualificados fabricam; divisão do trabalho, ficando responsáveis por 1 ou 2 tarefas somente; preço mais baixo, por ser feito em grande quantidade; e cada pessoa tem tarefa fixa.

Aula 3

Escola Clássica

Adam Smith: criou conceito de divisão do trabalho (realizar uma tarefa específica era mais barato e produção era maior); e sistema de customização em massa.

Diferença entre produção em massa e Customização em massa:

- produção em massa – foco era na produção (quanto mais se produzia mais baixo era o custo unitário); produtos padronizados feitos em grandes quantidades

- customização em massa – foco era no cliente e no mercado; visava fornecer variedade, produção era direcionada às necessidades, gostos e preferências dos clientes.

Karl Marx: Criticava as idéias de Adam Smith. Achava que a divisão do trabalho mutilava o trabalhador. Achava que ficava submetido a executar somente uma ou duas tarefas por toda a vida, trabalhando como uma peça de máquina (trabalho parcial). Criticava também a separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual (o manual era fragmentado, alienado, mal remunerado e responsável pelo produto, enquanto o intelectual era muito mais bem remunerado e só ficava responsável pelo projeto) e o que se buscava era robotizar o trabalhador, para que não questionasse sua situação.

Harry Braverman: Criticava as idéias de Adam Smith também. Achava que a divisão do trabalho na produção levava a uma desqualificação do trabalhador, já que as tarefas eram cada vez mais repetitivas, exigindo cada vez menos qualificação intelectual, sendo menos remunerado.

Aula 4

Taylorismo

Surgiu no início da era industrial; e desenvolveu as bases da sociedade industiral, juntamente com o Fordismo.

Pontos mais importantes: divisão do trabalho na linha de produção; estudo de tempos e movimentos; e plano de incentivo salarial.

Meta era produzir com mais eficiência, em maior quantidade, no menor tempo possível e com menores custos.

Pregava a divisão do trabalho com base na análise de tempos e movimentos; defendia que a forma mais eficiente de organizar a produção seria simplificar o trabalho, reduzindo a tarefas simples e repetitivas (quase nenhuma qualificação era necessária ao trabalhador e quanto mais simples a tarefa maior seria o número de unidades produzidas);

Produção em massa, especialização da mão de obra, individualização de tarefas, e intenso ritmo de trabalho

A ênfase era na eficiência e no controle (eficiência para produzir o máximo possível – buscava a padronização - e controle, para controlar o tempo de cada tarefa)

Criou um novo ritmo de trabalho – todos os produtos seriam feitos num mesmo ritmo, cada tarefa tinha seu tempo cronometrado para ser executada, operários eram treinados para trabalhar como máquinas, colocando sua saúde física e mental em risco;

Via o homem econômico, motivado por dinheiro, criou o plano de incentivos salariais, oferecendo gratificações por aumento na produção, para motivar os funcionários, mas o ritmo incessante de trabalho os deixava cada vez mais desmotivado, doentes, e acabava aumentando a rotatividade de pessoal.

Criou princípios para implantar seu modelo sem gerar conflitos: planejar, preparar, controlar, executar e supervisionar (planejar a execução da tarefa, preparar o operário para trabalhar o mais rápido possível, e controlar e supervisionar as tarefas, medindo o tempo de realização de cada uma delas)

Início do século XX, Taylor se via preocupado, produção industrial decaiu, ficando insuficiente para atender as demandas do mercado. Veio a contribuição de Ford. (aula 6)

Aula 5

Fayolismo

Fayol foi o verdadeiro pai da administração. Fayol foi além dos problemas do chão de fábrica, buscou desafios da administração. Definiu a administração como a principal função dentro da empresa.

Descreveu as 5 etapas do processo administrativo: Planejamento (tomar decisões, traçar objetivos, metas); Organização (montar estrutura humana e material para buscar o resultado planejado – alocar recursos e atribuir responsabilidades); Comando (ser capaz para manter o pessoal em atividade); Coordenar (unir esforços, criar elos entre as áreas, compatibilizar metas, recursos e responsabilidades) e Controle (cuidar para que tudo aconteça de acordo com o planejado)

Definiu as competências que o administrador deve ter; intelectuais (habilidade de pensar); interpessoais (liderança, comunicação, motivação);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com