TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Matematica

Trabalho Escolar: Resumo De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

O artigo relata o processo de ensinar e aprender matemática na educação infantil, e assim auxiliar a criança a entender a construção de número.

Por não ter uma forma mecânica neste processo, temos dificuldade para produzir com as crianças esse conhecimento de forma significativa. Assim consideramos que um dos principais objetivos ,no processo da construção do numero ,é estimular a criança para que tenha confiança em suas próprias estratégias, em sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas e utilizar seus conhecimentos prévios.

O numero apresenta varias funções, isto é, o número pode se referir á quantidade de objetos á representação de uma medida. Portanto para que a criança compreenda o conceito de numero, é necessário que o professor apresente situações do cotidiano que possibilitem a construção desse conceito de modo natural.

Devemos encorajar as crianças a pensarem sobre quantidade quando sentem necessidade e interesse, e nessa fase entre 4 e 6 anos de idade que as crianças demonstram interesse em contar objetos e comparar quantidades.

É importante saber a necessidade do professor provocar situações que possam auxiliar a criança progredir, pois cada uma tem o seu tempo de aprendizado. Lembrando que o pensamento cresce a partir de ações, ou seja, vai do concreto para o abstrato de manipulação para a representação e desta para a simbolização.

Para desenvolver a noção de numero Piaget (apud kamii,1993) reconheceu três conceitos básicos:a conservação,a seriação e a classificação:

- A classificação seria o processo de agrupamento de elementos obedecendo a uma determinada classe ou espécie. Ex; guardar brinquedos em caixa diferentes, dividir a turma de meninos e meninas.

- Seriação é o processo de agrupamento que consiste em ordenar segundo as grandezas crescente e decrescente. Ex de seriação; podemos seriar objetos de uma coleção em função do atributo tamanho colocando do mais fino ao mais grosso ou vice-versa.

- Conservação é a capacidade de compreender que certas peculiaridades de um objeto são constantes, ainda que este tenha aparência transformada ex: 8 fichas azuis,8 fichas vermelhas.o professor dispõe as fichas azuis em uma fila e as vermelhas em outra,depois,modifica a disposição das fichas diante dos olhos da criança,faça as seguintes pergunta ,existem tantas números de fichas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com