TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Metodologia Cientifica

Trabalho Universitário: Resumo De Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  1.645 Visualizações

Página 1 de 11

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia: métodos científicos. 5ª ed. Editora Sp: saraiva.

MÉTODO- é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar os resultados.

MÉTODO (CONCEITO GENÉRICO)- é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de um estudo. Os trabalhos científicos devem seguir operações para o adequado desenvolvimento tais como: conhecer, agir e fazer. O método a ser escolhido deve ser de acordo com a natureza específica de cada problema investido, com o intuito de se atingir um fim, que é o saber. Porém, não deve ser escolhido casualmente. A sua escolha deve ser motivada pela natureza do objeto a que se aplica e o objetivo que se tem em vista. O método tem uma estrutura técnica e ma operação mental. Sendo que a primeira diz respeito aos vários métodos científicos, denominados métodos discretos, e a segunda refere-se aos métodos racionais, ou seja, a indução e a dedução. Método, também, é a maneira de se proceder ao longo de um caminho. Através do Método Científico, que é um traço característico da ciência aplicada, é possível se fazer uma reflexão crítica e, por conseguinte, o mesmo consiste em várias partes:

a) Postular um modelo fundamentado nas observações ou medidas experimentais existentes;

b) Verificar os prognósticos desse modelo com respeito às observações ou medições que sucedem

c) Ajudar ou substituir o modelo conforme exigirem as novas observações.

O modo pelo qual se aplica o método científico e a natureza dos problemas aos quais se emprega é que tem gerado certas apreciações diferenciais, relacionando-se as formas mais diversas do pensamento científico ao próprio preceder científico. Na atualidade o método científico se apresenta sob dois aspectos: método gera e específico. A aplicação correta do método científico proporciona segurança e economia, assim com também, conhecimentos eficazes, com qualidades essenciais à sua natureza. Há distinção ente método e técnica. O método é um plano de ação, formado por um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, destinadas a realizar e a antecipar uma atividade na busca da realidade. A técnica está ligada ao modo de realizar a atividade, fazendo-a transcorrer de forma mais hábil, mais perfeita. O método refere-se ao atendimento de um objetivo, enquanto a técnica operacionaliza o método. O método está relacionado à estratégia, e a técnica, à tática.

Métodos racionais são aqueles que fazem parte da estrutura do raciocínio. Raciocínio é um procedimento coerente que coleta elementos relativos a faculdade espiritual própria do homem, qual seja, a razão. Tais elementos se processam pelo método indutivo(análise) e pelo método dedutivo(síntese), os quais constituem procedimentos fundamentais para a compreensão de fatos por meio da ciência.

O método indutivo é um procedimento do raciocínio que, a partir de uma análise de dados particulares, encaminha-se para noções gerais. Neste caso, apresenta-se como forma ordenada do raciocínio dos dados singulares para uma verdade geral. Ex: Partindo da observação empírica de que a prata é um minério condutor de eletricidade e que se inclui no grupo dos metais, conclui-se, portanto, que ela faz parte dos minérios. Daí se infere, por análise indutiva, que a prata é condutor de eletricidade.

Pelo método dedutivo, de duas proposições necessariamente surge uma conclusão. É um conhecimento que se obtém de forma inevitável e sem contraposição. Parte do geral para o particular, do conhecimento universal para o conhecimento particular. Por exemplo, Todos os metais são condutores de eletricidade. A prata é um metal; logo, a prata é um condutor de eletricidade. Os métodos indutivo e dedutivo não se contrariam, compõem uma única cadeia de raciocínio. Ex: A varíola é curável com a vacina X; certo paciente é portador de varíola; logo, este paciente é curado com a vacina X. Houve uma intuição para estabelecer a ordem geral do conhecimento quanto ao medicamento por meio do raciocínio dedutivo, com o aproveitamento de uma experiência conhecida e induzida anteriormente.

Toda a atividade intelectual procede dos métodos indutivo e dedutivo. O método indutivo é uma fase meramente científica, é o espírito experimental da ciência, por meio da qual os resultados universais empíricos são obtidos, já o dedutivo é a fase de realização da atividade. Assim, a indução oferece-nos probabilidades, e a dedução, certezas. Nas ciências através de uma investigação, chega-se a uma conclusão geral, que ao ser submetido novamente à investigação pode-se justificá-la como lei científica. Há reciprocidade entre os métodos indutivo e dedutivo, cuja função principal é a de demonstrá-los como verdadeiros, através o silogismo. Nas pesquisas científicas, compreender se faz necessário para comprovação das pressuposições teóricas, a fim de se obter uma conclusão com certo teor de confiabilidade sobre o fato pesquisado. A compreensão aparece em dois aspectos distintos de acordo com a observação:

a) Em função do aspecto lógico- formal.

b) Em função do aspecto científico.

A lógica formal é considerada o estudo dos juízos e raciocínios abstraídos dos objetos aos quais eles se aplicam e, caracteriza-se por se tratar de um estudo de formas de conhecimento independente dos fenômenos. Na lógica, a evidência é denominada premissa. O pensamento lógico divide o raciocínio em duas grandes classes: os indutivos e os dedutivos. A evidência, que são as premissas, e a conclusão formam um conjunto denominado argumento. A lógica preocupa-se com o argumento. Na lógica, o raciocínio é representado por um argumento.

Ex: Todos os homens primitivos foram bárbaros. (premissa)

Hércules é um homem primitivo. (premissa)

Hércules é um homem bárbaro. (conclusão)

As evidências são um ou mais enunciados que apoiam, logicamente, a conclusão, enquanto a conclusão é o enunciado de uma afirmação apoiada pela evidência. Do ponto de vista lógico, um argumento pode ser verdadeiro ou falso. Um argumento é válido quando as premissas estão relacionadas com a conclusão e que esta deve ser verdadeira quando as premissas são verdadeiras.

Exemplos de evidências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com