TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos da Metodologia Científica

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 2

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Natureza Humana e o conhecimento e saber. In: Fundamentos da metodologia científica: Um guia para iniciação cientifica . 2compl. São Paulo. Makran Books 2000. P 29-39.

RESUMO

O ser humano tem diferentes formas de se expressar e conhecer, a natureza humana é dada através de todas essas experiências. Urge aqui refletir sobre duas categorias de componentes expressivos , os sensíveis analisando a ação concebida de imediato e os meta sensíveis, que transmite a personalidades e sentimento do ser. A natureza humana é composta por experiências que se integram pelo ato do saber e do conhecer.

O conhecimento, é obtido desde o nascimento, por toda e qualquer criatura independente de especificidades, sendo acrescentado gradativamente no decorrer da vida. Desde o nascimento é preciso se encaixar a um mundo já existente, e com o passar do tempo, vai se descobrindo as respostas de perguntas, e tendo cada vez mais o conhecimento.

O conhecimento do saber é dado a todo ser humano, independentemente de suas diferenças. Os estados do saber é resultado das vivências particulares de cada indivíduo, tendo cada um sua história formadora do conhecimento, este pode ser dividido em diferentes campos de acordo com as diferentes abordagens de estudo.

Existem Níveis de conhecimento e este mostra seu resultado, depois de muitas evoluções, como o passar dos anos, suas experiências, sua educação, seu estudo entre muitas outras atividades básicas.

O Conhecimento sensível é obtido pela experiência cotidiana do seu dia a dia, ocorrendo pelo meio do relacionamento, onde não existem intenções e preocupações de atingir, o seu alvo que se contém além das aparências. Já o Conhecimento Filosófico, essa ciência tem a expressão do conhecimento humano. Envolve a lógica material ou formal; a ética individual, familiar, social e até mesmo a estética.

Sendo o Conhecimento teológico o estudo da relação entre o absoluto e o relativo, a matéria de estudo é Deus, como ser que existe de forma independente e detém as não potencialidades, mas a ação do perfeito. E o Conhecimento científico Direciona- se como os demais níveis anteriormente descritos, se da à medida de investigação do que fazer sobre a formulação de problemas que exigem muito estudo.

Logo, O conhecimento sensível é formado pela convivência diária que pode ser tipificado como senso comum, o filosófico baseasse na lógica material ou formal objetivando conhecer o ser humano, conhecimento teológico estuda a relação entre o ser absoluto e o relativo, por fim o científico é dado através de investigações com intuito de solucionar questões.

Ao iniciar uma graduação é necessário saber que o ser deve ter o questionamento como aliado em todo seu processo, tendo a busca por respostas como objetivo, colocando em pratica os seus conhecimento diante das experiências pessoais. É necessário que esse estudante em busca de resposta, se disponha a ter compreensão de ser capaz, e não desistir. E que coloque em prática todo o seu conhecimento, use seus aspectos familiares, sua religião, caráter, educação e esteja sempre em busca de aprender mais e mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com