TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO METODOLOGIA CIENTÍFICA - 2ª AVALIAÇÃO

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA CIENTÍFICA

Que é pesquisa?

“Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.

        A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso  dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.”

(GIL, Antonio Carlo.Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed., São Paulo: Atlas, 2002,p. 17)

 

Pesquisa científica é a realização de uma INVESTIGAÇÃO ORDENADA   sobre fatos ou fenômenos da natureza ou da sociedade, PLANEJADA e ORIENTADA pelos princípios da ciência, objetivando OBTER RESPOSTAS para os  PROBLEMAS FORMULADOS pelo pesquisador.

Caráter científico de uma pesquisa:

“O estudo deve dizer do objeto, algo que ainda não foi dito, ou rever sob uma ótica diferente o que já se disse. Um trabalho matematicamente exato visando demonstrar com métodos tradicionais o teorema de Pitágoras não seria cientifico, uma vez que nada acrescentaria ao que já sabemos. Tratar-se-ia, no máximo, de um bom trabalho de divulgação,”

[. . .]

(ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989, p. 22)

TIPOS DE PESQUISA E SUAS CARACTERISTICAS

A pesquisa pode ser classificada em dois tipos:

  1. Quanto aos seus objetivos
  2. Quanto aos procedimentos técnicos

Quanto aos objetivos

Características

Exploratória

Pretende proporcionar maior familiaridade com o problema, coletar dados elementares, aprimorar idéias, descobrir intuições, dar suporte para a realização de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema. Geralmente é acompanhada com a pesquisa descritiva.

Descritiva

Descreve, classifica características de um objeto de estudo, não se interessando no porquê, nas causas dos fenômenos.

Explicativa

Pretende identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência e o desenvolvimento de determinado fenômeno. Buscam-se as fontes, as razões das coisas.

Teórica

Tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos.

Quanto aos procedimentos técnicos

Características

Bibliográfica

Utiliza materiais escritos guardados em livros e periódicos. Todo área do conhecimento utiliza a pesquisa bibliográfica

De campo

O pesquisador coleta os dados através da observação direta ou da prática da entrevista, aplicação de questionário ou formulários.

Documental

Colhe material em qualquer forma de textos, imagens, sons, sinais em papel e madeira, gravações, pinturas, etc. Além destes são também considerados documentos: atas, leis, ofícios, cartas, documentos jurídicos de qualquer natureza.

Participante

Propõe a interação entre pesquisador e membros da situação investigada.

Estudo de caso

É caracterizada por ser uma pesquisa intensiva, em situação isolada, considerando a compreensão como em todo assunto investigado. Abrange grupos, subgrupos, empresas, comunidades, instituições. Privilegia um caso particular, uma unidade significativa, considerada suficiente para análise de um fenômeno. Retrata a realidade específica.

MÉTODOS CIENTÍFICOS  

Métodos científicos - instrumentos básicos para a ciência, são abordagens e procedimentos sistemáticos que possibilitam aos pesquisadores, a orientação geral da pesquisa, a coordenação das investigações, a fim de alcançar os  objetivos propostos. Ou seja, método é o percurso que o pesquisador utilizará para chegar a um determinado resultado.

Dependendo da natureza de cada problema a investigar, escolhe-se o método mais apropriado para atingir os fins da investigação.

A escolha do método portanto, depende:

  1. da natureza do fato a se investigar;
  2. do objetivo que se pretender alcançar.

O método se apresenta com uma operação racional e uma estrutura técnica.

 

Operação racional

Características

Indutivo

Parte das análises de dados particulares constatados se encaminhando para noções gerais

Dedutivo

Parte do conhecimento geral, das generalizações para o conhecimento particular

Hipotético-dedutivo

Considera que toda pesquisa tem origem em um problema, para o qual se procura uma solução por meio de tentativas (conjeturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros.

Dialético

Originado na Grécia antiga, ligado ao nome de Heráclito de Éfeso, considera que todos os fenômenos da natureza e da sociedade se relacionam, se transformam, e existem numa unidade e luta dos contrários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com