TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Políticas Econômicas

Trabalho Universitário: Resumo De Políticas Econômicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Economia contemporânea

A princípio é bom ressaltar a função e importância das políticas econômicas para todo e qualquer país, visto que são ações tomadas pelo governo, com intuito de aquecer ou desaquecer a economia, ou seja, atingir objetivos macroeconômicos.

As políticas econômicas e os grupos de instrumentos de que estas se utilizam para o atingimento de determinados fins podem ser divididos em três grandes grupos: política monetária, política fiscal e política cambial.

A política monetária tem como finalidade controlar a oferta de moedas na economia, ou seja, “definir” a quantidade de dinheiro que circulará no mercado do país. Essa quantidade de moeda na economia é definida pelo conselho monetário, junto com o BANCEN (Banco Central do Brasil), que têm como função predefinir o quanto circulará, e deste modo definirá a formação da taxa de juros, ou seja, o preço do dinheiro, que servirá de referência para o mercado. Nesse sentido, o banco central, eleva a taxa de juros, para assim enxugar a oferta monetária ou reduz a taxa de juros, para aumentar a oferta monetária.

O BACEN pode alterar os meios de pagamento (oferta de moeda) utilizando-se de quatro instrumentos:

I. Operações de mercado aberto: essas operações são caracterizadas pela venda ou compra de títulos públicos. (O que seriam esses títulos públicos?) são dívidas decorrentes do governo, nos quais são vendidos ou comprados por empresas privadas. Esses títulos podem ser de emissão própria ou do tesouro. O impacto que essas operações causam sobre a liquidez, pode ser classificado e exemplificado de duas formas:

- Com a compra de títulos, retira-se os papeis de dividas (títulos) e injeta-se dinheiro na economia, como se fosse literalmente uma compra. Dessa forma, há um amento de moedas na economia, aquecendo-a . Essa operação, realizada em grande quantidade, tem como objetivo aumentar a oferta de moeda e consequentemente diminuir a taxa de juros do mercado.

- A venda de títulos públicos, consiste na troca de títulos públicos, por moedas, ou seja, as empresas privadas recebem as dívidas e o governo retira dinheiro da economia. Deste modo, a uma desaceleração do mercado, pois há uma menor circulação de dinheiro. Essa operação, realizada com frequência, tem como finalidade diminuir a oferta monetária e portanto aumentar a taxa de juros.

II. Redesconto bancário: o redesconto é um instrumento pelo qual banco central ajuda instituições financeiras com problemas econômicos, ou seja, de liquidez. O BACEN disponibiliza empréstimos para os bancos, como uma forma de sanar a crise pela qual os mesmos estão passando. Cobra-se uma taxa “X” sobre o valor emprestado, essa taxa cobrada é chamada de redesconto.

Um aumento da taxa de redesconto implica dizer que os bancos sofrerão maiores custos, caso tenham que recorrer aos empréstimos. Neste caso, as instituições ficaram mais temerosos e desta forma, aumentaram suas reservas e diminuiram o credito disponível para seus clientes, ficando assim mais seletivos.

Com a diminuição da taxa os bancos disponibilizariam mais crédito, pois sofreriam menos com o custos, caso precisassem de empréstimos para cobrirem eventuais problemas.

III. Controle e seleção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com