TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dg

Dissertações: Resumo Dg. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

• Conceito de capital sob uma ótica sociológica:

A economia capitalista esta baseada na propriedade privada dos meios de produção e no estabelecimento de uma relação de subordinação entre o Capital e o Trabalho. Entretanto, por trás do conceito de Capital, encontra-se o conceito de Gerência, ou seja, é preciso que se entenda o Capital, não através de suas formas aparentes, mas sim como Força Social de Organização do Trabalho, o que ocorre dentro de condições históricas específicas, ou seja, ela trata de como fazer o Trabalho operar em condições técnicas predeterminadas, criando uma estrutura de subordinação do Trabalho às necessidades de operação dos meios de produção, sob a ótica de interesse do Capital.

• Processo de divisão e fragmentação do trabalho como instrumentos de dominação ideológica:

O Capital busca a redução do Valor de Uso do Trabalho, através da definição de condições técnicas nas quais os postos de Trabalho gerados, sejam cada vez menos dependentes de qualificação, reduzindo, assim, suas necessidades de reprodução, implicando em maior apropriação de lucro.

O Capital trata, então, de organizar o processo produtivo de modo a desvalorizar continuadamente o Trabalho, paralelamente à obtenção de patamares mais elevados de produtividade, levando ao aumento contínuo de valorização do Capital. Quando os salários se elevam, reduzindo o excedente a ser apropriado, é necessário o avanço tecnológico da produção, de modo a gerar aumento de produtividade e excedente. Em outras palavras, o avanço tecnológico já traz embutido o processo de desvalorização do Trabalho. Assim, em lugar de realizar-se no trabalho, o ser humano se aliena nele; em lugar de reconhecer-se em suas criações, o ser humano se sente ameaçado por elas; em lugar de libertar-se acaba enrolado em novas opressões. O instrumento central que permite ao Capital organizar e administrar o Trabalho, no sentido de gerar sua própria reprodução, é a operacionalização de uma estrutura gerencial capaz de fazer o trabalho realizar-se de modo a reproduzir a relação de subordinação.

• O papel representado pelas instituições e corporações na reprodução de sistemas ideológicos de dominação social:

Para Althusser, "uma formação social que não reproduz as condições de produção, ao mesmo tempo que produz, não sobrevive", ou seja, não é suficiente garantir a produção dentro de determinados parâmetros, sendo imprescindível que se trate de garantir a reprodução das condições econômico-político-sociais nas quais o referido processo de produção se desenvolve. Ai entra o papel do Estado.

Estado é o conjunto de atividades práticas e teóricas através do qual a classe dominante não apenas justifica e mantém sua dominação, mas consegue preservar o consenso ativo do dominado. (Gramsci) Louis Althusser define dois tipos de aparelhos que tratam da reprodução destas relações: os Aparelhos Repressivos de Estado e Aparelhos Ideológicos de Estado. Todos os Aparelhos de Estado, funcionam através da combinação da repressão e da cooptação ideológica como instrumentos de ação. Aparelhos Ideológicos de Estado: Religioso, escolar, familiar, esportivo, informativo e cultural.

• O conceito de ética e seu entendimento no campo da ação gerencial:

1. Padrão de comportamento individual e social determinado pela ideologia, assumida pela maioria da sociedade.

2. Padrão de comportamento ideologicamente determinado pelo grupo hegemônico na sociedade e, necessário à manutenção e ampliação de uma situação de dominação econômica, política e social.

3. É o conjunto de atitudes que estabelecem um compromisso com a libertação do homem de suas amarras psico-sociais, possibilitando-lhe a plena realização." Que seria resultado de um compromisso individual com a construção de uma sociedade mais justa.

• Os principais “paradigmas” de interpretação da realidade social, base de construção das Teorias Organizacionais.

Burrell & Morgan tratam desta questão, discutindo, em primeiro lugar, o que se assume e se entende por natureza da ciência social, em segundo lugar, quais os pressupostos para o entendimento da natureza da sociedade, para em seguida, tratar da definição de quatro paradigmas básicos da sociologia, a nortear as formulações de teorias sociais.

Natureza da Ciência Social: Para Burrell & Morgan é possível conceituar-se ciência social, em termos de quatro conjuntos de pressupostos filosóficos que subscrevem as teorias sociais: a ontologia (essência do fenômeno investigado), epistemologia (procurar compreender como é possível entender o mundo social e transmitir este conhecimento), natureza humana (tentativa de entendimento do relacionamento entre o homem e seu ambiente) e metodologia (forma de obtenção de conhecimentos).

DIMENSÃO ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

SUBJETIVISTA OBJETIVISTA

ONTOLOGIA NOMINALISMO (nomes, conceitos, rótulos) REALISMO (estruturas firmes, tangíveis, concretas)

EPISTEMOLOGIA ANTI-POSITIVISMO (entende que o individuo é relativista (ponto de vista)) POSITIVISMO (predizer o que acontece no mundo social)

NATUREZA HUMANA VOLUNTARISMO (Individuo completamente autônomo e autoconstruído, responsável pela construção do mundo social) DETERMINISMO (entende o homem como sendo completamente determinado pela situação e ambiente)

MÉTODO DE PESQUISA IDEOGRÁFICO (metodologia que procura entender o mundo social) NOMOTÉTICO (utilização de métodos das ciências naturais, como testes científicos)

Natureza da Sociedade: Quanto aos pressupostos relativos à natureza da sociedade, para Burrel & Morgan é possível afirmar-se o alinhamento de todas as abordagens, numa ou noutra linha de pensamento, ainda que, muitas vezes, isto não se verifique de forma explícita, ou seja, diferentes teorias apresentam diferentes perspectivas ou abordagens, refletindo uma visão particular da natureza do sujeito sob investigação.

DIMENSÃO: REGULAÇÃO - MUDANÇA RADICAL

SOCIOLOGIA DA REGULAÇÃO SOCIOLOGIA DA MUDANÇA RADICAL

Status-Quo Mudança Radical

Ordem Social Conflito Estrutural

Consenso Modos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com