TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do "Boletim Epidemiológico''

Artigos Científicos: Resumo Do "Boletim Epidemiológico''. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Boletim Epidemiológico

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, criado há 43 anos, tem por finalidade informar aos serviços e profissionais de saúde sobre os variados temas de epidemiologia, como as análises de doenças transmissíveis, não-transmissíveis e agravos mais expressivos; relatos de investigação de surtos; divulgação de normas técnicas sobre procedimentos de vigilância epidemiológica e ações de prevenção e controle de doenças; e estudos sobre morbimortalidade.

Segundo estatística divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de novas ocorrências, correspondente a 65% dos casos estimados para o mesmo ano.

India e China representam 40% dos casos notificados da doença, sendo que o nosso país está entre os 22 países que detém 82% de todos de tuberculose no mundo, muito embora a mesma esteja contemplada no sexto objetivo, entre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, traçados no ano 2000, pela Organização das Nações Unidas, sendo que a Organização Mundial de Saúde, através do Plano Global para o Combate da Tuberculose tem o objeteivo de erradicar ou ao menos reduzir sensivelmente a tuberculose do mundo até 2015, ou ainda, reduzir, pela metade, o índice de óbito por tuberculose aé 2015.

No Brasil, o combate a doença é considerado prioridade de governo,desde 2003, destacando-se as principais ações como: Pacto pela Saúde; Mais Saúde; Programação das Ações de Vigilância das Ações de Vigilância em Saúde; Pacto da Atenção Básica e, mais proximamente, a Agenda Estratégica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

A tuberculose apresenta associação direta com os problemas sociais, como a falta de saneamento básico, como esgoto, galeria de aguas pluviais, falta de água potável. Também a falta de alimentação saudável. Enfim, está ligada a miséria e a exclusão social.

Em relação aos números estatísticos, a taxa de incidência da doença no Brasil, no ano de 2001, foi de 42,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, sendo que em 2011 caiu para 36,0, representando uma queda de 15,9% na última década.

A região Sudeste concentrou, na época das pesquisas, o maior número de casos da doença, naturalmente por concentrar o maior número de habitantes por região, enquanto que a região Norte apresentou as maiores taxas de incidência.

Em relação ao gênero, aproximamdamente, 66% dos casos de tuberculose são do sexo masculino, sendo mais frequente na faixa etária entre 25 a 34 anos de idade, e a maior taxa de incidência ocorre na faixa entre 45 a 54 anos de idade. Já para o sexo feminino, a maior taxa de incidência ocorre entre os 25 e 34 anos de idade.

No que se refere a taxa de mortalidade no Brasil, em 2001 foram registrados 3,1 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes, sendo observada uma reduçao de 22,6% nos últimos dez anos, tendo a região Sudeste registrado o maior número de mortes, mas a região Nordeste apresentou as maiores taxas de mortalidade, obviamente por deter maiores problemas sociais, menor poder de renda, e signifativa taxa de analfabetismo, evasão escolar, etc.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com