TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Ilha Das Flores

Trabalho Universitário: Resumo Do Filme Ilha Das Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME ILHA DAS FLORES-(JORGE FURTADO)

O AUTOR ABORDA TODA QUESTÃO DA EVOLUÇÃO SOCIAL DE INDIVIDUO, EM TODOS OS SENTIDOS. TORNAM EVIDENTES AINDA TODOS OS EXCESSOS DECORRENTES DO PODER EXERCIDO PELO DINHEIRO, NUMA SOCIEDADE ONDE A RELAÇÃO OPRESSÃO OPRIMIDO É ALIMENTADO PELA FALSA IDÉIA DE LIBERDADE DE UNS, EM CONTAPOSIÇÃO Á SOBREVIVÊNCIA MONITORADA DE OUTROS. RETRATA TAMBÉM A SOCIEDADE ATUAL,SEUS PROBLEMAS SOCIAIS,ECONÔMICOS E CULTURAIS,OS DEVIOS CULTURAIS RETRATADOS NO DESPERDICIO,E O PREÇO DA LIBERDADE DO HOMEN,ENQUANTO UM SER INDIVIDUAL E RESPONSÁVEL PELA PROPIA SOBREVIVÊNCIA E A DURA REALIDADE DE ALGUMAS REGIÕES DO NOSSO BRASIL, ASSIM COMO A MISÉRIA E OS PROBLEMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS

1- A saúde, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo, é um fenômeno dependente de vários fatores. Enumere-os.

1-estilo de vida, 2- ambiente físico e sócio econômico que nos cerca, 3- a suficiência e boa qualidade dos serviços de saúde. Devemos pensar também na da saúde que passa pelos seus condicionantes e determinantes: salário, trabalho, casa, comida, vestuário, educação, cultura, transporte e meio ambiente.

2-Desde a instituição da republica, a promessa oficial de todos os presidentes tem sido proteger a saúde da população. Por que isso tem ocorrido?

Com as decorrentes epidemias. Varias doenças matou milhares e milhares de pessoa no Brasil. Como Varíola, Febre Amarela, Peste, deixando assim o povo muito assustado na época.

2- Como as ideias racistas divulgadas na primeira metade do século XX influenciaram os diagnósticos sobre saúde da população brasileira como você avalia os coeficientes de mortalidade Infantil da época?

Fragilidade das medidas sanitárias, os ricos assistência na Europa, ou clinicas particulares, os pobres recorriam a curandeiros negros. A inexistência de uma assistência médica proliferou os boticários (farmacêuticos).

4- Quais foram os determinantes Históricos envolvidos no processo de desenvolvimento do setor saúde no Brasil.

Com a vinda da família real ao Brasil em 1808, saneamento da capital, controle de navios, saúde, a saúde de portos e novas estradas, controle sanitário mínimo.

5-Compare as medidas tomadas na área da saúde pelos governantes que atuaram no regime ditatorial da história brasileira, com as medidas do modelo Campanhista de Oswaldo Cruz quais são os pontos comuns destas épocas.

A economia brasileira esteve dominada por um modelo agroexportador, assentado na monocultura cafeeira, o que si exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma politica de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle das doenças que poderiam prejudicar a exportação. Oswaldo Cruz em 1913 traçou um plano para erradicação das principais enfermidades que dizimavam os seringueiros.

6- Explique o processo de implantação das CAPs, no Brasil e a Lei Elói Chaves.

Anos 30, a estrutura das CAP (caixas de aposentadorias e pensões) foi incorporada pelos institutos de aposentadorias e pensões (IAPs),autarquias centralizadas no governo federal, supervisionadas pelo ministério do trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com