TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do filme "Ilha das Flores"

Resenha: Visão geral do filme "Ilha das Flores". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 2

1. Você estudou que a Epidemiologia se ocupa com os processos de ocorrência de doenças, mortes, quaisquer outros agravos ou situações de riscos à saúde na comunidade, ou em grupos desta comunidade com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que compõe esta comunidade (SOARES; ANDRADE; CAMPOS, 2001, p184).

Vimos também que a Epidemiologia Ambiental estuda os fatores ambientais que determinam a distribuição e as causas dos efeitos adversos para a saúde.

Diante do exposto analise, em um texto de no mínimo 20 linhas, o filme Ilha das Flores http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28, que mostra uma realidade ambiental grave. A produção de Jorge Furtado é antiga, mas retrata uma situação ainda atual em muitas cidades brasileiras.

Nesta análise, considere como as condições ambientais se relacionam com os aspectos de saúde e doença. (4,0 pontos)

R: O documentário Ilha das Flores que foi lançado em 1989, ainda se encaixa perfeitamente na realidade em que vivemos nos dias de hoje. E claro, que todos nós sabemos que existe desigualdade social, porem o vídeo mostra imagens surpreendente e impressionante, está direcionado basicamente para a pobreza e as condições precárias que existem. Epidemiologia ambiental está relacionada com as características especiais do ambiente que interferem no padrão de saúde da população, as pessoas expostas e os efeitos da saúde precária. Na ilha das flores, depara-se com péssimas condições que as pessoas vivem que influenciam diretamente na saúde, e principalmente que se alimenta dos produtos provenientes do lixo. O contato e a contaminação irão trazer para essas pessoas, muitas doenças, podendo causar facilmente a morte.

2. A aplicação da epidemiologia ao contexto ambiental lhe impõe características especiais. Tais características são discutidas no ensaio “Considerações sobre a epidemiologia no campo de práticas de saúde ambiental”, disponível no portal do Ministério da Saúde, no endereço:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/3artigo_epidemiologia_campo.pdf

Leia atentamente o referido texto e responda as seguintes questões:

a) Os autores colocam que, na busca da sustentabilidade, é possível reunir grupos sociais, que, mesmo tendo interesses contraditórios, possuem um objetivo principal em comum: a saúde da humanidade. Contudo, é necessário garantir a inclusão de todos os setores sociais interessados e áreas envolvidas. Segundo o texto, o que é necessário para garantir essa inclusão? Indique qual ciência fornece o que é necessário. (2,0 pontos)

R:Para que possa haver inclusão de todos os setores sociais interessados e áreas envolvidas, e necessário que haja informação disponível para todos. “Não se pode falar de integração de setores” ... sem sua matéria-prima: a informação de saúde. A epidemiologia e a ciência que mais nos oferece dados a produção de informações acerca da saúde da população, fornecendo assim o que e necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com