TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo – Filme

Resenha: Resumo – Filme. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  2.642 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo – Filme

O filme retrata a biografia de Martim Lutero, o homem que revolucionou a história da humanidade com suas convicções religiosas.

Revoltou-se contra a igreja católica, que em sua opinião, na época usava de seu poder e suas interpretações equivocadas das escrituras sagradas para enriquecer-se.

Martim Lutero era um homem cheio de dúvidas e que se sentia atormentado pelo diabo a ponto de conversar com ele. Acreditando ter recebido um chamado divino tornou-se padre e doutor em teologia pela Universidade de Wittenberg.

Enviado a Roma pelo seu superior e orientador espiritual Johann von Staupitz se deparou com um povo sofrido e que pagavam pela salvação através de indulgências vendidas pelo padre Johann Tetzel, dinheiro que seria usado para construção de uma nova basílica.

Decepcionado com as práticas da igreja católica e a forma de como eram interpretadas as escrituras sagradas, publicou um documento com 95 teses condenando a postura do Papa Leão X e os outros membros do clero, a partir deste momento suas convicções passaram a serem públicas e com está atitude passou a afetar a imagem da igreja na pessoa dos cardeais e do papa.

Na tentativa de levar sua verdade ganhou inimigos, mais também o apoio da Ordem dos Agostinhos e do corpo docente da Universidade de Wittenberg, sem falar do Príncipe da Saxônia Frederico III que o protegeu diante do confronto com a igreja, principalmente quando o Papa se uniu ao Imperador Carlos V com intuito de que ele fosse julgado, e em Roma, para se redimir. O que não aconteceu, pois o julgamento ocorreu em Augsburg e Lutero se recusou a negar suas teses publicamente. Rompendo definitivamente com o catolicismo.

Após o julgamento excomungado se tornou foragido, também com a ajuda do príncipe Frederico III, neste período para que todos tivessem acesso às escrituras sagradas ele traduziu a Bíblia para o idioma alemão, até então só existia em Latim e era guardada pela igreja católica com a justificativa que ela era muito complexa para se entender.

Lutero tinha consciência das consequências dos seus atos e que através deles mudaria a história da humanidade; mesmo com suas boas intenções ele não conseguiu evitar milhares de mortes com os confrontos entre católicos e protestantes.

Casou-se com Katharina Von Bora e teve seis filhos, morreu 1546. Religioso convicto acreditava que todos os homens tinham direito a salvação independente das suas condições materiais e físicas, e através da fé e o amor em Deus poderiam encontrar a paz espiritual. Ficou conhecido como o grande inspirador da reforma protestante.

Ambientação:

A história se passa no século XVI entre 1505, até os acontecimentos de 1530, em Augsburg, na Alemanha onde ocorreram os principais e mais importantes fatos para a reforma protestantes.

Personagens:

- Lutero é representado pelo ator britânico Joseph Fiennes

- Bruno Ganz - faz o papel de Staupitz, superior dos agostinianos,

- Peter Ustinov interpreta Frederico, príncipe da Saxônia e protetor de Lutero

- Alfred Molina - Johann Tetzel, que se notabilizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com