TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro - Adeus Professor, Adeus Professora

Trabalho Universitário: Resumo Do Livro - Adeus Professor, Adeus Professora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  14.592 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO LIVRO: Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnologias educacionais e profissão docente.

José Carlos Libâneo

O livro: O autor narra os fatos na Ciência da Razão Temporal, numa concepção Crítico-Dialética entre o concreto e o abstrato, em uma abordagem Crítica-Social dos conteúdos, em que os objetivos de conhecimentos são relacionados com outros fatos e fenômenos da realidade, isto é, contextualizar um tema com a prática da realidade

Metodologia: Analisa, com competência e objetividade, os requisitos básicos para que os novos profissionais da educação possam ser inseridos no mercado de trabalho com competência e habilidade.

Abordagem das novas tecnologias educacionais : Libâneo evidencia suas idéias sobre as novas exigências educacionais para os professores, fomentando as reflexões que cada professor deverá incorporar para acompanhar as mudanças

Capítulo 1- Profissão Professor ou Adeus Professor, Adeus Professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes.

Vivemos uma crise em todos os setores desta sociedade denominada pós-moderna, dos mais complexos paradigmas da era da globalização; para que possamos ser inseridos nesta nova sociedade é preciso criar uma nova escola que realmente possa aceder às informações, conhecimentos e valores que a Sociedade da Informação e do Conhecimento nos trouxe. Neste contexto dialético é evidenciada a importância do Professor como peça fundamental para a mediação, articulação, socialização e sistematização dos conhecimentos.

Torna-se necessário que este novo professor que ora surge possa atender estes novos tempos com uma: sólida formação cultural; capacidade de aprender a aprender; estar aberto às mudanças; competências para saber agir; habilidades comunicativas; domínio de linguagens informacional; habilidades de articular as aulas, levando os alunos à terem capacidade de interpretar e intervir na realidade, tendo como princípio do trabalho a pesquisa na educação com o uso de livros, revistas, jornais, cd-rom e a Internet.

Libâneo aborda de modo crítico e reflexivo um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, social e cultural para a inserção deste novo professor que essa escola exige; em que estas características são pertinentes à esse profissional atuar na era da globalização.

Capítulo 2 – As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores

Na sociedade globalizada, vivenciada com este novo paradigma no setor educacional, com os meios de informação e comunicação, denominada Novas Tecnologias da Comunicação e Informação – NTCI – houve uma mudança muito rápida nas escolas e os professores têm resistido às novas tecnologias por vários fatores. A escola hoje é de perspectiva, é preciso que os professores quebrem os velhos paradigmas, busquem uma nova postura pedagógica de trabalho, na qual os conteúdos, conectados a uma problemática do contexto social, político ou econômico da criança, desenvolvem-se através de Projetos de Trabalho, significando uma mudança de postura.

Para o autor é preciso que os professores realmente integrem a esta Sociedade da Informação e da Comunicação de forma que possam fomentar uma reflexão crítica e questionadora em busca de novas competências e habilidades ligadas à produção social, em que a escola convencional, de quadro e giz, não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com